Quem paga se a árvore de um vizinho cair?


Por Gary M. Singer


Se a árvore do seu vizinho cair e danificar seu telhado ou a bomba da piscina, o vizinho pagará por seus danos? E quem remove a árvore?

FORT LAUDERDALE, Flórida – Pergunta: Meu vizinho tem uma grande árvore encostada em nossa cerca com galhos pendurados do lado da propriedade. Uma tempestade derrubou a árvore, danificou o canto do nosso telhado e destruiu a bomba da piscina. Quem é o responsável pelos danos? Quem é responsável por remover a árvore caída? – Tomás

Resposta: Recebo muitas perguntas relacionadas a árvores a cada outono, o que oferece uma excelente oportunidade para revisar a lei em minha coluna anual sobre árvores.

Quando se trata de árvores que cruzam uma linha de propriedade, a lei exige que o proprietário afetado proteja sua propriedade cortando com responsabilidade as partes da árvore que cruzam a fronteira. Porém, a poda deve ser feita com cuidado para não machucar a árvore.

Advertisement

Como é responsabilidade do proprietário afetado proteger sua propriedade, se uma árvore saudável cair ou perder um galho em uma tempestade, a responsabilidade pelo reparo recairá sobre o vizinho cuja propriedade foi danificada.

Dito isso, a lei não protegerá o proprietário de uma árvore que não cuida desta árvore. Se a árvore que caiu em sua propriedade não estiver saudável, seu vizinho, dono da árvore danificada, deverá pagar pelos reparos em sua propriedade.

Se a árvore estiver saudável, você precisará removê-la. Se não fosse, seria responsabilidade do seu vizinho.

De qualquer forma, você precisará tomar as medidas necessárias para minimizar os danos.

Como a apólice de seguro do proprietário pode fornecer proteção para esse tipo de dano causado por tempestades, você deve falar com seu agente e fazer uma reclamação.

Se a sua seguradora pagar pelos reparos, ela vai querer o direito de buscar o reembolso do seu vizinho e pode tentar cobrar deles os danos causados por uma árvore insalubre. Isso é chamado de “sub-rogação” e é um direito concedido às seguradoras na maioria, se não em todas, as apólices de seguro que analisei.

Copyright © South Florida Sun Sentinel, Gary M. Singer. Distribuído pela Tribune Content Agency, LLC. Todos os direitos reservados.

Advertisement