Superando a Crise. Oportunidade de Conhecimento.

Jean Chamon

Estamos passando por uma situação única na vida de todos nós. A reclusão que em um passado distante era algo comum aos monges e religiosos medievais, hoje é aplicado as nossas vidas. O contexto da quarentena, aparecia sempre em filmes de situações quase apocalípticas ou vinculado a doenças que faziam parte de gerações passadas. Pelo sim ou pelo não, hoje é a situação em que nos encontramos. Um fato é inquestionável no momento: muitos de nós estamos ou deveremos viver uma situação de isolamento físico. A questão é como vamos encarar essa situação.

O que diferencia os vitoriosos em momentos de crise? Nós temos duas opções: ficar chateado e reclamar, ou agir de maneira positiva. O nosso pensamento reflete nossas emoções, que reflete nossa fala e consequentemente nossas ações. Cabe a cada um analisar internamente suas forças e fraquezas e observar o cenário para uma melhor ação e reação aos próximos acontecimentos. Como serão os próximos dias e os próximos passos? Essa é a pergunta que está no ar.

Primeiro de tudo vamos analisar os pontos positivos da situação. Primeiro estamos em isolamento físico e não social como muitos falam. Com o advento da internet e das tecnologias de comunicação virtual, o isolamento social acontecerá somente em lugares sem acesso a internet confiável, wifi ou hotspot. Hoje temos uma infinidade de formas de comunicação como Facebook, Instagram, Zoom (novo aplicativo da moda) e o WhatsApp que é o meio preferido de comunicação dos brasileiros.

Analisando as histórias em quadrinhos e os filmes de ação até os super-heróis tem suas fraquezas. Em situações de emergência devemos focar em nossas forças e ver as oportunidades de crescimento mental e moral com paciência e determinação. Podemos nos concentrar em trabalhar em algum projeto antigo ou focarmos em superar a crise financeira, concentrados em trabalhos atuais aproveitando as oportunidades que vão surgir.

Como estão meus hábitos? Sabemos que se fizermos a mesma ação durante 21 dias consecutivos, ela se tornará um hábito. Para tanto, sugiro algumas ações simples para enfrentar a crise:

• Mantenha o exercício físico: sempre que possível busque deixar a preguiça de lado.

• Busque uma dieta saudável: entendo que é muito difícil fugir dos petiscos a toda hora, mas tente apreciar com moderação.

• Leia livros que te ensinam algo novo e positivo: deixe de lado a leitura que te puxa pra baixo.

• Aperfeiçoe-se: existem milhares de cursos e treinamentos online com baixo ou nenhum investimento.

• Aprenda uma segunda língua: você mora nos Estados Unidos da América é muito importante falar inglês e espanhol.

• Interaja com sua família e amigos: aos que estão reclusos com você tente estreitar os laços fraternos e aos que estão fisicamente distantes não deixe de mostrar que você se importa.

• Aproveite as centenas de shows e atrações disponíveis no ambiente online sem custo: curta como se fosse uma experiência VIP.

• Por último e não menos importante, sugiro uma autoanálise. Reflita sobre suas ações e atitudes. Estamos realmente agindo de acordo com nossos valores? Os valores estabelecidos por nós, nos ajudam a alcançar nossas metas?

Para finalizar, aconselho a reflexão do impacto da nossa influência no ambiente. Acredito no simples, em soluções direcionadas na família e trabalho, criando um ambiente harmonioso e focado em deixar marcas positivas em nossa jornada. Algo que estamos reaprendendo é que mudanças ocorrem e que em muitas situações não possuímos nenhuma ingerência sobre elas. Mas diante do cenário apresentado, podemos sim, ter uma postura positiva e proativa focada na solução de problemas atuais e oportunidades futuras. Pense positivo, aja positivamente.