50 anos da Apollo 11

Em comemoração ao primeiro pouso na Lua, complexo de visitantes da NASA inaugura estátua dos tripulantes

 

Para comemorar o 50º aniversário da missão Apollo 11, responsável pelo primeiro pouso tripulado na Lua, o NASA Kennedy Space Center Visitor Complex anunciou uma parceria com a empresa Rocket Mortgage by Quicken Loans para criar uma estátua de bronze em homenagem aos lendários tripulantes da missão: Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins. A estátua terá cerca de três metros de altura contando com sua base de cimento de um metro e exibirá uma inscrição em honra a todos os participantes da missão e a todos os que colaboraram com a possibilidade de explorar o espaço sideral. Esta obra impressionante está sendo criada pelo reconhecido escultor George Lundeen. A expectativa é inaugurá-la no mês de julho.

 

Monumento em homenagem aos três astronautas da missão será exposto em julho de 2019

“A Rocket Mortgage está orgulhosa de ser parte deste marco histórico em homenagem aos corajosos pioneiros que se aventuraram pelo desconhecido e mudaram para sempre a história mundial”,

declara Jay Farner, CEO da Quicken Loans.

“Assim como muitas tecnologias descobertas nos Estados Unidos nos últimos 50 anos, o desenvolvimento da Rocket Mortgage foi inspirado pela missão Apollo 11 e todo o programa Apollo. A conquista da NASA de colocar um homem na Lua mostrou ao mundo que barreiras aparentemente ‘impossíveis’ podem ser superadas e que não devemos nos conformar com nada que não seja o mais completo sucesso”.

A estátua será a peça central do Moon Tree Garden no Apollo/Saturn V Center. O Moon Tree Garden é um jardim composto por 12 árvores germinadas a partir de sementes que orbitaram a Lua ao serem levadas pelo astronauta Stuart Roosa para uma missão espacial. Cada árvore simboliza uma das missões tripuladas do programa Apollo. As sementes foram cedidas por Rosemary Roosa, filha do astronauta e presidente da Moon Tree Foundation, organização sem fins lucrativos que continua a plantar árvores como essas para compartilhar com o mundo a história das missões espaciais.

Outras mudanças no Apollo/Saturn V Center incluem uma projeção que terá como plano de fundo o foguete Saturn V Moon, ponto focal da experiência. As adições de uma sala de estar e de um bar com decorações datadas de 1969 irão replicar como foi assistir ao pouso lunar há 50 anos. Também haverá melhorias nas exibições Lunar Module 9 e Touch the Moon, uma nova exibição sobre a Fisher Space Pen e a oportunidade de olhar mais de perto o Command Service Module-119.

Vários eventos durante o verão irão celebrar o aniversário de 50 anos da missão espacial: em 15 de julho será inaugurado o Apollo/Saturn V Center reformado, em 16 de julho uma celebração permitirá que os visitantes assistam à gravação original do lançamento do foguete, o dia 20 de julho será ocupado com um grande evento em celebração do aniversário do pouso lunar e, por fim, no dia 24 de julho será comemorado o dia em que os astronautas retornaram ao planeta Terra.

 

About Jornal Brasileiras & Brasileiros