8 dicas poderosas para lidar com a “montanha russa” da vida

Eliana Barbosa

Na vida, uma hora a gente ganha, em outra a gente perde. Normal. Porém, a forma como encaramos cada etapa é que faz a diferença.

Por isso, compartilho aqui como você pode lidar com os naturais altos e baixos da vida:

1. Sem dramas

Nada de se ‘descabelar’ diante das crises. Nesses momentos, ter autocontrole vai lhe trazer clareza para encontrar a melhor solução. 

2. Plano B

Em seu cotidiano, seja sempre otimista, esperando o melhor, mas também realista, preparando-se para o pior (caso aconteça). Ou seja, tenha sempre um Plano B, para cada área de sua vida. 

3. Ganhos e perdas

Entenda que mudar faz parte do jogo da vida, e se você não decidir mudar por conta própria, acabará mudado pelas circunstâncias. Então, prepare-se para os ganhos e as perdas inerentes às mudanças. Quanto maior o preparo, menores as frustrações!

4. Chega de usar “mas…”

Para vencer nesse jogo, é preciso que você dê um basta às desculpas que o impedem de agir. Pare de ficar dizendo: “… mas isso é difícil!”, “…mas não vou conseguir!”, “…mas ele não me valoriza!”

5. Mude suas perguntas

Ao invés de ficar se perguntando “Por que isso aconteceu comigo?…”, “E se eu tivesse sido mais amado?”…, saia do passado – que você não pode mudar -, e mire-se no futuro: “O que eu posso fazer para isso não acontecer mais?” ou “Como posso expressar meu amor por mim mesmo?”

6. Gratidão

Em tempos de ventura, agradeça e desfrute das bênçãos. Em tempos de crise, coloque foco naquilo que, apesar de tudo, ainda está bem em sua vida, valorize cada acontecimento e seja grato! Tudo passa mais rápido quando você para de reclamar do que falta e começa a agradecer por tudo que tem. 

7. Perdão

Para se libertar de uma fase ruim e caminhar para tempos felizes, disponha-se a perdoar – a si mesmo por escolhas erradas e àqueles que o feriram ao longo da vida. Lembre-se: o perdão faz tão bem para a sua saúde que, mais do que um ato de misericórdia, é um ato de inteligência e de amor-próprio!

8. Pense no benefício 

No jogo da vida é preciso saber perder com dignidade e positividade, encarando cada problema como a semente de um grande benefício. Dias melhores virão, com certeza!

About Jornal Brasileiras & Brasileiros