A arte de Edson Campos no Albin Polasek Museum

Nereide Santa Rosa

O carioca Edson Campos desde jovem se interessou por artes visuais em múltiplas mídias. Mudou-se para os Estados Unidos, em 1978, e a partir de então, tornou-se um artista consagrado expondo em várias cidades norte-americanas, culminando com Orlando Modern Art Collection lhe homenagear com o título de “Artista do Ano”, em 2003. Em 2021, retomando a vida cultural na Flórida, Edson Campos comemora sua exposição no Albin Polasek Museum, em Winter Park.

Entre os museus de arte na Central Florida, mais especificamente em Orange County, Albin Polasek Museum & Sculpture Gardens é destaque e referência. Fundado em 1961, o museu tem uma coleção de arte com foco principalmente na escultura do artista Albin Polasek. O museu oferece visitas guiadas à histórica residência de Polasek, um jardim de esculturas ao ar livre, uma galeria com exposições rotativas e uma loja de presentes. 


Albin Polasek Museum & Sculpture Gardens 

“Fall of a dream”, Edson Campos , 82″ x 40″ 
Obra premiada com medalha de ouro no Historic French Salon,
em 2020 que estará exposta.

Nascido na província da Morávia (atual República Tcheca), Albin Polasek imigrou para os Estados Unidos como um jovem entalhador, em 1901. Mais tarde, frequentou a Pensylvania Academy of Fine Arts na Filadélfia e a Academia Americana de Arte em Roma. Durante sua influente carreira artística e educacional, Polasek ganhou muitos prêmios por seus trabalhos e foi encarregado de criar inúmeras esculturas públicas, agora encontradas em vários países da Europa e na América. 

Polasek dedicou sua vida ao incentivo ao estudo, apreço e aprofundamento da arte e aposentou-se quando morava, em Winter Park, Fl, em 1950, após quase trinta anos como chefe do Departamento de Escultura do Art Institute of Chicago. Albin Polasek projetou sua casa com um estúdio em funcionamento no centro, rodeado por jardins pitorescos. Em 1961, a Fundação Albin Polasek foi formada a pedido do escultor, e sua galeria foi aberta ao público como um museu. A partir de 1998, os curadores do museu renovaram seu compromisso de promover ativamente o legado de Albin Polasek com base em um plano de melhoria de longo prazo e, em 2008, o museu foi reformado e pintado de novo com fundos gerados de maneira privada. Este plano em andamento se concentra na renovação e expansão do museu, aumentando a conscientização pública sobre o museu e desenvolvendo o profissionalismo cultural e educacional. Como resultado desses esforços, o museu foi adicionado ao Registro Nacional de Lugares Históricos. Albin Polasek recebeu a honra de Great Floridian 2000 e foi incluído no Hall da Fama dos Artistas da Flórida em 2004.

Uma curiosidade sobre o prédio histórico que faz parte do complexo do museu, a histórica Capen-Showalter House, em Winter Park que seria demolida em 2013. Com a apoio do Museu, dos Amigos da Casa Feliz e centenas de apoiadores da comunidade, a casa histórica, um prédio de 200 toneladas, foi resgatada e literalmente movida por empreiteiros que cortaram a casa em duas metades – apelidados de Fred e Ginger – e flutuaram as partes através do Lago Osceola em um evento único que atraiu cobertura nacional de notícias. O processo de renovação incluiu a reinstalação das duas metades da casa, restaurando os pisos originais de pinho de 1885 e equipando a estrutura com banheiros acessíveis. O projeto ganhou o Prêmio de Realização Organizacional de 2014 do Florida Trust for Historic Preservation em reconhecimento a essa conquista notável. E a arte de Edson Campos, um artista visual brasileiro se faz presente neste museu tão especial. A exposição, A Classical Conversation: Jack Hill and Edson Campos revela a forma clássica e a beleza dos dois talentosos artistas, Jack Hill e Edson Campos, residentes na Flórida. Uma versão moderna e às vezes surrealista do corpo humano executada de forma graciosa e hiperrealista, que alude às inspirações clássicas de cada artista, respectivamente. A exposição estará aberta entre 20 de julho e 3 de outubro de 2021.

Vale a pena conferir e prestigiar Edson Campos, um dos nomes mais representativos da arte de brasileiros na Florida e nos Estados Unidos. 

About Jornal Brasileiras & Brasileiros