A Arte precisa de todos nós

Nereide Santa Rosa

Museus fechados. Exposições de arte adiadas. Como fica o mercado de arte?

Aarte visual necessita de público. O artista necessita do público. O mundo precisa de Arte. As produções digitais são interessantes, porém não suprem a ansiedade e o contato físico com um quadro, uma escultura, uma instalação. Precisamos sentir visualmente, entender o artista e sua intenção, em sua escolha de material e de forma, de textura e de cor. O contato visual com a arte é feito de emoções e significados. Até que ponto uma imagem digitalizada em seu celular produz esses efeitos?

Virtualmente temos acesso aos grandes museus de arte pelo mundo. Louvre, Moma e tantos outros disponibilizaram em seus sites acessos gratuitos ao seu acervo. Realmente isso colabora com o conhecimento e a permanência do interesse do público por Arte. Talvez incentive, no futuro, que as pessoas visitem pessoalmente esses locais e possam apreciar realmente de perto um Leonardo Da Vinci, um Portinari, um Basquiat, e tantos mais.

Arte é feita pra você

Quando tiver oportunidade e se sentir seguro o suficiente para visitar parques e espaços ao ar livre, a arte pública estará lá. Você, leitor, poderá apreciar as esculturas nos jardins do Museu Menelle, em Orlando, do Museu de Arte Pérez, em Miami Beach, do Museu Salvador Dali, em Saint Petersburg ou os grafites, em Miami.

A arte faz a gente respirar e renovar nossas esperanças.

Jardins do Museu Salvador Dali, em St. Petersburg, FL.
Jardins do Museu Menelle, em Orlando,FL.
Jardins do Museu de Arte Perez, em Miami Beach,FL

 

 

 

 

 

 

 

 

Como os artistas visuais podem auxiliar as pessoas a enfrentarem esse momento difícil que estamos vivendo?

A sensibilidade de um brasileiro chamou a atenção na mídia e repercutiu em todo o mundo. O artista brasileiro Kobra conhecido por seus traços, cores e formas em grafites, produziu um mural cujo significado representa união, respeito e gratidão. Ele anunciou que fará um leilão on-line com serigrafias de suas obras e toda a renda arrecadada será destinada a ajudar os moradores de rua. Arte pública verdadeira, real e emocionante.

O seu mais recente mural mostra cinco crianças representando crenças e nações diferentes em pose de oração. Medindo 6 metros de largura por 2,89 de altura, o mural foi pintado no próprio estúdio do artista, mas em breve será feito um em São Paulo e outro em Nova York, revelou. “Eu e minha família estamos totalmente isolados aproveitando para criar e desenvolver novos painéis”, disse Kobra.

Parabéns Kobra, sensível artista brasileiro. Mais uma vez constatamos que a Arte dos brasileiros vai além de fronteiras, de crenças e quebra barreiras para fazer este mundo melhor e mais humano.

Nereide Santa Rosa: Arte-educadora e escritora especializada em Arte, História e Cultura. Escreve sobre arte-educação, biografias de artistas e exposições de artes. Atua como palestrante nos Estados Unidos e Brasil. Publicou cerca de oitenta livros, vencedora do Prêmio Jabuti. Publisher Manager da Underline Publishing LLC e coordenadora do Focus Brasil NY. nereideschilarosanta@gmail.com