A importância do planejamento financeiro

Ilton Caldeira

Você já deve ter ouvido falar que ter um planejamento financeiro é algo extremamente importante para a vida em suas mais diferentes fases.

Quando o assunto é viver no exterior, seja em que país for, esse planejamento ganha um peso ainda mais relevante e fundamental. Se para realizar uma mudança de endereço em um mesmo bairro, na mesma vizinhança já conhecida planejar é necessário, imagine para  realizar uma transição de vida para um outro país.

Para minimizar surpresas negativas, o planejamento de um modo geral é extremamente importante. Isso vale para quem vai trabalhar, estudar ou desenvolver negócios em outra parte do mundo.

Informe-se sobre os custos como moradia, alimentação, transporte e seguro de saúde para viver na cidade escolhida. Tenha recursos para se manter por alguns meses até estabilizar sua vida no novo país. 

Reserve dinheiro para qualquer emergência e garanta tranquilidade durante o período de transição. Procure conhecer as regras fiscais federais e locais antes de começar uma nova vida. Isso pode te poupar tempo, dinheiro e dor-de-cabeça

Quando se pensa sobre a necessidade de ter uma reserva monetária e adequar os gastos, significa que ter um planejamento financeiro é viver dentro do seu orçamento. Não adianta pensar em viver o hoje, e quando o amanhã chegar ter a percepção de que a realização de alguns projetos ficaram comprometidos por lacunas na execução do fluxo do orçamento.

É sempre importante ter em mente que colocar em prática um planejamento financeiro e a construção de uma reserva não significa não consumir, mas consumir com consciência ou adiar algum tipo de consumo para um momento mais favorável no futuro. Assim pode ser possível construir um colchão de segurança que permitirá a aquisição de bens e serviços em melhores condições para negociar preços.

Em um país como os Estados Unidos, com cenário econômico um pouco mais estável e até certo ponto mais previsível, essa disciplina e planejamento financeiro fazem ainda mais sentido seja para quem já vive no país ou para quem planeja essa transição.

Todos sabemos que os Estados Unidos exercem há muito tempo uma forte influência no imaginário coletivo de milhões de pessoas no mundo todo. A presença americana em dezenas de países se dá por meio de tendências, tecnologia, marcas, produtos, música, moda, estilo de vida, cinema e mais recentemente, nas últimas décadas, pelas inúmeras séries de TV.

Sendo assim, dentro desse contexto propagandeado a todo momento, o país também é o destino mais procurado do mundo para pessoas que buscam melhores condições de vida e novas oportunidades de emprego, educação, segurança, entre outros.

Os brasileiros não diferem muito desse perfil imigratório e enxergam na maior economia do mundo uma oportunidade para realizar o sonho de uma nova vida, seja temporária ou definitiva.

Quando planificamos a vida financeira conseguimos enxergar melhor as metas e equalizar os desejos dentro das  reais possibilidades, mitigando riscos.

Um planejamento adequado poderá trazer a tranquilidade de que a execução dos projetos de vida ocorrerão e terão maiores possibilidades de sucesso sem danos ao seu orçamento e ao de sua família.

About Jornal Brasileiras & Brasileiros