A importância dos avós nos dias de hoje

Eliana Barbosa

Tem coisa melhor do que nos lembrar dos nossos avós e sua presença em nossa criação? Sim, melhor do que isso é nos tornarmos avós! Falo com propriedade, pois tive avós muito queridos e presentes, e, hoje sou avó de três lindas crianças. 

Os avós, em todos os tempos, representam um elo de união e fortalecimento das famílias, que, com sua paciência e amorosidade, transmitem sabedoria, contando histórias, compartilhando experiências e preservando valores. No entanto, é preciso que estejam abertos para outros aprendizados, tais como a internet e redes sociais – o que os aproxima das novas gerações -, e que tenham cuidado para não impor seus conhecimentos aos netos. 

Nos dias de hoje, temos os avós aposentados, com tempo e disposição para cuidarem dos netos; os que vivem na mesma casa dos netos; aqueles que ainda estão ativos profissionalmente, sem tanto tempo para se dedicar aos netos; aqueles que se isolaram ou foram isolados pela família, perdendo a chance dessa convivência tão salutar; e os avós distantes, que felizmente têm ao seu dispor as novas tecnologias que amenizam a saudade.  

Se você, avô ou avó, vive com seus netos, ou mesmo cuida voluntariamente deles, de forma sistemática ou de vez em quando, saiba o quanto é importante se livrar desta crença de que avós deseducam os netos. Não!!! Avós precisam atuar alinhados com os pais das crianças e adolescentes, para que estes cresçam com limites, respeitosos e amorosos. Vocês, avós, não devem, em hipótese alguma, comprar o amor e a atenção de seus netos. Vocês já são amorosos, doces, e, com a maturidade que têm, são muito mais pacientes do que os pais de seus netos. Porém, essa paciência não pode significar permissividade, e sim, mais compreensão e diálogo com eles. 

Aos avós que ainda trabalham, recomendo que jamais se sintam culpados pelo pouco tempo de convivência com seus netos. Lembrem-se que vocês são modelos para eles, no sentido de que envelhecer não é desistir dos sonhos, e sim, buscar sempre algo novo para fazer e descobrir. Meu sogro de 94 anos, bisavô dos meus netos, viaja todos os dias para sua fazenda, é ativo e independente, e é o xodó da criançada, cheio de planos, muitas conversas, e juntos dão boas risadas. Um exemplo para todas as gerações!

Para as crianças, os quitutes saborosos, o passeio de carro, os filmes na TV, os jogos de tabuleiro, enfim todas as experiências alegres vividas com seus avós são de extrema importância para o desenvolvimento de uma personalidade sadia, porque os avós, de forma geral, são fontes de amor duplicado, abraços, incentivos e orientações. 

E para os avós, os netos são uma fonte rejuvenescedora, pela alegria e vitalidade que representam. 

E mais… Um estudo da Universidade de Boston, entre os anos de 1985 e 2004, concluiu que através desta interação entre avós e netos é possível diminuir o risco de depressão em quem já passou dos 70 anos, bem como nos jovens também.

Enfim, é uma bênção para avós e netos vivenciar momentos e lembranças juntos, enquanto a vida permitir! 

Portanto, aproveitemos!

About Jornal Brasileiras & Brasileiros