A Internet é um mar de falsificações

Peter Ho Peng

2018 foi o ano no qual a farsa veio à tona. A Internet é um mar de usuários falsos, inexistentes, ou existentes apenas eletrônicamente, mas não humanamente; sites falsos, movimentos de mouse falsos, cliques falsos, logins falsos, o único elemento verdadeiro são os anúncios comerciais, pagos pelos anunciantes. Como isso foi descoberto?

Alguns anunciantes do Facebook suspeitaram que o tráfego alegado pelo Facebook era exagerado. Fazendo uma auditoria preliminar conseguiram que o Facebook admitisse que havia um exagero. Mas esse exagero deve ser muito maior do que o que o Facebook admitiu inicialmente.

Preciso voltar um pouco atrás para explicar melhor a trama. A mídia, isto é, os donos das mídias, Facebook, YouTube, AOL, Amazon, etc, são pagos pelos anunciantes pelo número de visuários que cada mídia alcança. Por exemplo, 5 mil vistas no YouTube custam US$15 ou mais. Trinta segundos em um vídeo conta como uma vista. O preço varia também de acordo com o poder aquisitivo do usuário. Por exemplo, aquele visuário que lê o Vogue e/ou o The Economist tem um poder aquisitivo maior do que o visuário que lê matérias não sofisticadas.

Os donos das mídias criaram uma rede de usuários que não existem. “Bots” são robôs que fazem tudo aquilo que um usuário humano faz, simulando cliques, movimentos do mouse, teclado, até música tocando ao fundo, televisão ligada e telefones batendo na casa do “usuário” falso. Esses bots apenas esperam o anúncio se completar para reiniciar a farsa. Estima-se que apenas metade dos usuários da internet seja composta por seres humanos. Na ilustração do artigo, apresentamos uma “fazenda de cliques,” centenas de smartphones, organizados em linhas, como num escritório profissional, todos “vendo” o mesmo video, “pensando ou contemplando comprar” a mesma mercadoria no Amazon, ou baixando o mesmo aplicativo.

Os anunciantes pagam de acordo com o número de visitantes que esta mídia recebe, portanto estão jogando dinheiro no lixo, porque ninguém está vendo seus anúncios. Na ação contra o Facebook, os defensores admitiram 60% de tráfego exagerado, mas os acusadores estimaram esse exagero de 150% a 900%.

Mas algo ainda mais perverso está sendo feito pelos usuários, através de “trolling”. Em quase todas as linguagens do mundo, do Inglês aos idiomas escandinavos, e até ao Português, existe algo que relaciona essa palavra com falsidade, malvadeza. Por exemplo no nosso idioma existe o trouxa. Durante a guerra do Vietnã, pilotos americanos usavam os trolls como alvos falsos, para desviar a atenção dos inimigos, que desperdiçavam bombas em alvos simulados.

Os usuários estão usando os trollers na internet para destruir seus adversários. Por exemplo, nas eleições presidenciais que elegeram o Trump, os russos criaram uma equipe de trollers que, com fotos roubadas, principalmente de negros, fizeram assinaturas no Facebook e outras redes sociais e buscavam outros negros como alvo para disseminar mentiras sobre a Hillary Clinton a fim de persuadir essas pessoas a não votar. Era sabido que, como herança do Barack Obama, a grande maioria dos negros votaria na Hillary Clinton. O voto nos EEUU é opcional, não é obrigatório. Então a sugestão desses trollers era para esses negros a não comparecer. Até um brasileiro entrou nessa; teve sua foto roubada pelos russos, que a usaram para fazer um troll, mascarado de apoiador do Trump, vendo um video no Facebook, e conversando. Isso é uma visita real?

Outros trollers criavam fotos de políticos democratas fazendo algo errado, por exemplo, montados numa atriz de pornô, foto-montagens tão bem feitas que tinham credibilidade. Ou seja, eram equipes altamente profissionais.

Na área comercial, no Amazon, por exemplo, estórias infantis foram alteradas por inteligência artificial, que alteravam a voz do narrador, e alteravam as imagens de tal modo a evitar pagar direitos autorais a quem realmente trabalhou para contar a estória, ou seja, os autores originais. A cópia era produzida sobre o original, a baixo custo, e vendida a preço muito menor, mostradas lado a lado, ou seja, o original e a cópia falsificada, como mercadorias, lado a lado, numa prateleira. Naturalmente a falsificação muito mais barata. Esse tipo de falsificação ainda é difícil de detectar, e a questão de direitos autorais nesse tipo de falsificação, onde inteligência artificial é envolvida, ainda não foi bem definida judicialmente. Outros trollers criavam comentários falsos, avaliações falsas sobre mercadorias verdadeiras, em lojas falsas, a fim de dirigir tráfego de compradores para os concorrentes, os seus clientes, que de alguma maneira lhe pagavam pelo trolling, talvez os empregando diretamente, talvez por alguma maneira subreptícia para não serem identificados de imediato. Sem dúvida isso deveria ser criminoso. O Alibaba, o Amazon da China, tem 30.000 funcionários trabalhando em informática. Eles dizem que fazem mineração de dados. Mas quantos estariam fazendo trolling, falsificando videos, para evitar pagar direitos autorais? Quem vai verificar as prateleiras do Alibaba? E por aí afora.

Existe um método de identificar qual percentagem dos visitantes de um site é de humanos e qual de bots. Entretanto, há um ponto de inversão, no qual a tecnologia presente vai passar a identificar os bots como humanos e os humanos como bots. Isso será corrigido, mas no presente, vai ocorrer isso apenas no ponto de inversão, o qual não sabemos ainda qual será numèricamente esse ponto de inversão. Pode ser 50% ou mais.

Pessoalmente, não acredito em mais nada que vier pela internet. No título do artigo eu disse que a internet é um mar de falsificações. Deveria eu ter dito que a internet é um oceano de falsificações? E vamos mudar o nome Facebook para Fakebook?

About Jornal Brasileiras & Brasileiros

31 thoughts on “A Internet é um mar de falsificações

  1. Link exchange is nothing else however it is only placing the other
    person’s blog link on your page at appropriate place and
    other person will also do similar in favor of you.
    asmr 0mniartist

  2. My relatives every time say that I am wasting my time here at net, except I know I
    am getting familiarity all the time by reading thes fastidious content.

    0mniartist asmr

  3. If some one wishes expert view about running a blog after that
    i recommend him/her to pay a visit this website, Keep up the good work.

    0mniartist asmr

  4. Its like you read my mind! You seem to know so much
    about this, like you wrote the book in it or something. I
    think that you could do with some pics to drive the message home a bit,
    but instead of that, this is fantastic blog.
    An excellent read. I will definitely be back.

  5. That is really attention-grabbing, You are an overly skilled blogger.
    I’ve joined your feed and look ahead to in search
    of extra of your excellent post. Also, I have shared your
    website in my social networks

  6. My spouse and I absolutely love your blog and find most of your post’s to
    be exactly what I’m looking for. Do you offer guest writers
    to write content to suit your needs? I wouldn’t
    mind publishing a post or elaborating on a lot of the subjects
    you write about here. Again, awesome site!

  7. Heya i am for the first time here. I found this board and I find It truly useful & it helped me out a lot.
    I hope to give something back and help others like you helped me.

  8. It’s really a cool and useful piece of info. I am satisfied that you simply shared this helpful
    info with us. Please stay us informed like this.
    Thanks for sharing.

  9. scoliosis
    Very nice post. I just stumbled upon your weblog and wished to say that I have truly
    enjoyed surfing around your blog posts. In any case I’ll be subscribing to your feed and I hope you write again very soon! scoliosis

  10. scoliosis
    I believe that is one of the such a lot important info for me.
    And i am satisfied reading your article. However should
    observation on few basic things, The site taste is wonderful,
    the articles is in point of fact excellent : D. Good activity, cheers
    scoliosis

  11. Write more, thats all I have to say. Literally, it seems as though you relied on the video to make your point.
    You obviously know what youre talking about, why throw away your intelligence on just posting videos to
    your site when you could be giving us something enlightening to read?

  12. you’re really a excellent webmaster. The web site loading velocity is incredible.
    It seems that you’re doing any unique trick. Also, The contents are masterpiece.
    you have done a wonderful process in this subject!

  13. Howdy excellent blog! Does running a blog such as this take a
    great deal of work? I’ve very little expertise in coding but
    I had been hoping to start my own blog soon. Anyhow, if you have any ideas or techniques for new blog owners please share.
    I know this is off topic however I simply had to
    ask. Thank you!

  14. It is in point of fact a great and useful piece of information. I’m
    happy that you just shared this helpful information with us.
    Please stay us informed like this. Thank you for sharing.

  15. Hi there it’s me, I am also visiting this
    web page on a regular basis, this web page is genuinely fastidious and the viewers are genuinely
    sharing fastidious thoughts.

  16. Fantastic goods from you, man. I’ve understand your stuff previous to and you are just extremely great.

    I really like what you’ve acquired here, certainly like what you are saying and
    the way in which you say it. You make it enjoyable and you still take
    care of to keep it sensible. I cant wait to read far more from you.
    This is actually a tremendous web site.

  17. 192912 665708Useful information. Fortunate me I discovered your web internet site by chance, and Im surprised why this twist of fate didnt happened earlier! I bookmarked it. 467642

  18. 599570 974851Nice post. I be taught one thing far more challenging on completely different blogs everyday. It will all of the time be stimulating to learn content material from other writers and apply slightly one thing from their store. Id desire to use some with the content material on my blog whether you dont mind. Natually Ill give you a hyperlink on your net blog. Thanks for sharing. 884076

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.