A relação da CFBACC com a comunidade brasileira e a importância de suas eleições

A importância do Brasil para a Flórida é inegável. Somos o principal parceiro econômico do estado americano, com um fluxo comercial de US$ 21 bilhões em 2019, o dobro do comércio com o segundo principal parceiro, a China. Esse valor representa 1/3 de todo o comércio realizado entre o Brasil e os Estados Unidos. O Brasil é também o 8º principal investidor nos EUA e boa parte desses recursos vem para a Flórida. Só na área imobiliária, os investimentos brasileiros no estado já somam mais de US$ 2 bilhões. No turismo os números também impressionam. Cerca de 1.7 milhões de turistas brasileiros visitaram a Flórida no ano passado. Já somos a terceira principal nação emissora de turistas para a região. 

Um dos motivos que explica toda essa pujança no relacionamento bilateral é o grande número de brasileiros que moram na Flórida. Estima-se que entre 400 e 500 mil brasileiros residam no estado. Só na Flórida Central, seriam 100 mil brasileiros. Considero, assim, essencial manter relacionamento fluído e estreito entre o Consulado e a comunidade brasileira, inclusive por meio de parcerias com entidades bilaterais, como a Central Florida Brazilian American Chamber of Commerce (CFBACC). 

O Consulado reconhece a importância da Câmara para a região da Flórida Central e vem apoiando suas iniciativas. Apesar do já expressivo comércio que existe entre esse estado americano e o Brasil, há ainda oportunidades a serem exploradas e precisamos contar com entidades como a CFBACC para ajudar no trabalho de identifica-las e de apoiar o empresariado brasileiro. As próximas eleições da CFBACC se revestem, por conseguinte, da maior importância.

Recentemente, o prefeito Buddy Dyer anunciou publicamente o dia 7 de setembro, data em que o Brasil comemora sua Independência, como “Brazil’s Independece Day”. O anúncio público (“Proclamation”) reconhece a importância para a cidade não apenas do relacionamento bilateral com o Brasil, mas também da contribuição da comunidade brasileira residente em Orlando, de entidades bilaterais como a CFBACC e dos milhares de brasileiros que visitam a região todos os anos. 

Não posso deixar de ressaltar, por último, que uma das prioridades da minha gestão foi melhorar a interlocução com a comunidade brasileira e aperfeiçoar a prestação de serviços consulares. Atualmente, contamos com um sistema informatizado de solicitação de serviços e de envio das informações necessárias, o e-Consular. Tal sistema, desenvolvido no Consulado-Geral em Miami, nos trouxe mais agilidade e hoje é modelo para as demais repartições consulares brasileiras no exterior. 

Os desafios deste novo momento histórico têm atingido a todos. A prestação de serviços consulares foi diretamente prejudicada em razão das medidas tomadas para evitar a disseminação do novo Coronavírus, o que limitou a capacidade de atender prontamente nosso público. Mas venho enfrentado o desafio com o mesmo ímpeto de quando assumi a função de Cônsul-Geral há quase dois anos e me deparei com a grande tarefa de modernizar o Consulado. 

Reinventar-se tem sido nosso lema. E para continuar nosso importante trabalho, é fundamental contar com parceiros como a CFBACC, que tanto nos ajuda não só no apoio ao empresariado brasileiro, mas também no relacionamento com a comunidade brasileira em geral residente na Flórida Central.

O Embaixador, João Mendes Pereira, e o presidente da CFBACC, Miguel Kaled, celebram parceria durante cerimônia de Natal de 2019, em Orlando

About Jornal Brasileiras & Brasileiros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *