A Rena e Rudolph

A rena (Rangifer tarandus), também conhecida como caribu na América do Norte, é uma espécie de veado com distribuição circumpolar, nativa do Ártico, subártico, tundra, boreal e regiões montanhosas do norte da Europa, Sibéria e América do Norte. Isso inclui populações sedentárias e migratórias. O tamanho do rebanho varia muito em diferentes regiões geográficas. Na Rússia existe o maior rebanho de renas selvagens do mundo, variando entre 400.000 e 1.000.000. O que já foi o segundo maior rebanho é o rebanho migratório de caribu boreal da floresta (R. t. Caribou) George River no Canadá, com variações anteriores entre 28.000 e 385.000. 

Renas machos e fêmeas podem criar chifres anualmente, embora a proporção de fêmeas que criam chifres varie muito entre a população e a estação. Os chifres são geralmente maiores nos machos. Na lenda tradicional do Natal, as renas do Papai Noel puxam um trenó no céu noturno para ajudar o Papai Noel a entregar presentes para boas crianças na véspera de Natal.

RUDOLPH

A rena Rudolph surgiu em 1939, quando a cadeia de lojas “Montgomery Ward company”, com sede em Chicago, pediu ao seu empregado Robert L. May para criar uma história de Natal para ser oferecida aos seus clientes. May, que tinha uma paixão pela escrita de livros de criança, ficou incumbido da criação dessa caderneta.

A história de Rudolph foi escrita em verso e conforme May ia criando esses versos, testava-os na sua filha de 4 anos, Barbara. Apesar de Barbara adorar a história, o patrão de May ficou preocupado com o fato da rena ter um nariz vermelho, já que esta é uma figura por vezes associada à bebida e aos alcoólicos, não lhe parecendo a melhor base para uma história infantil. 

Para resolver esse problema, May levou Denver Gillen, um amigo do departamento de arte da Montgomery Ward, ao jardim zoológico “Lincoln Park Zoo”, para este fazer um esboço de Rudolph. O desenho de Gillen de uma rena com um nariz vermelho brilhante colocou um ponto final na hesitação dos patrões de May e a história foi finalmente aprovada.

Rudolph deu o seu grande passo para a fama, quando o cunhado de May, o compositor Johnny Marks, criou a letra e a música para uma canção sobre Rudolph. A versão musical de “Rudolph the Red-Nosed Reindeer” criada por Mark foi, finalmente, gravada por Gene Autry em 1949, tendo vendido só nesse ano 2 milhões de cópias e transformando-se numa das músicas de Natal mais vendidas de todos os tempos.

NOME COMUM: Rena

NOME EM INGLÊS: Caribou or Reindeer

FILO: Chordata CLASSE: Mammalia

ORDEM: Artiodactyla –

FAMÍLIA: Cervidae

NOME CIENTÍFICO: Rangifer tarandus

CARACTERÍSTICAS: Comprimento: 1,60m a 2,20m e Altura na cernelha: 1,20m – Peso: 300 a 300 kg

Período de gestação: 216 a 246 dias. Fêmeas domesticadas parem 2 filhotes e Fêmeas selvagens parem 1

Tempo de vida: 15 anos