Aposentadoria e seus aspectos – por Rita Fernandes

Rita Fernandes

Desfrutando dos benefícios da aposentadoria

Quando pensamos em aposentadoria, logo vem à nossa mente dois aspectos, ou dois lados: o primeiro, é o lado ruim. A sensação pesada de que a vida passou, o corpo envelheceu, as pessoas ao nosso redor também começam a envelhecer e alguns até vão embora, deixando-nos apenas a saudade, o vazio e o exemplo: como nossos preciosos pais e avós. E agora? É a interrogação de muitos. E, infelizmente, temos vários que param aí e passam a viver o resto dos seus dias apenas como contempladores do que eram e, ou, poderiam ter sido. São pessoas que ainda têm muito para contribuir, mas decidem parar, às vezes até de viver.

O segundo aspecto, e, é nesse que quero me ater, é  aquele que apesar de passar pelos fatos acima mencionados, são pessoas que decidem mesmo tendo tempo suficiente para se aposentar ou até já o fizeram, resolvem continuar se doando, realizando, contribuindo, acrescentando, investindo nos seus talentos e tempo a bem da sociedade e do ser humano. E como contribuem! Eu, particularmente, creio que a conexão da velha geração com a nova geração é que trará valores e equilíbrio para o nosso mundo de agora, para a humanidade e para nós.

Alguns anos atrás, ouvi uma frase: “Nós nunca aposentamos.” Que frase forte! Mudou a minha perspectiva de vida. Para isso eram necessárias algumas mudanças no meu estilo de vida, tais como: uma alimentação saudável e natural, relacionar de forma mais presente com a minha família, me doando mais a eles, cuidar do meu físico incluindo exercícios e lazares e acima de tudo um relacionamento diário com Deus e a Sua palavra. A palavra de Deus é como um imenso espelho de aumento. Quando a lemos todos os dias, vemos não apenas quem Deus é, quem Jesus é e quem o Espírito Santo é, mas vemos também a verdade sobre quem somos. Estas coisas, principalmente a última trariam e trouxeram-me um viver com mais equilíbro, incluindo o emocional.

Na bíblia, no livro de Salmos 92:14, “Na velhice darão frutos, serão cheios de seiva e de verdor.” No meu parecer essa é uma grande verdade e nós independente da idade, temos muito o que contribuir. O mundo passa por momentos difíceis, então, nossa experiência de vida, nossa ajuda, nossa presença, nossa alegria, dores, sofrimentos passados, vitórias, sucessos e fracassos falaram muito no agora.

Aposentados, ou os que estão caminhando para isso, os que são, mas decidiram não ser, Deus conta conosco e nossa jornada ainda não está completa. Mantenhamos nossos olhos firmes n´Ele e em seus propósitos para esta hora, em nós e através de nós. É, necessário ficarmos atentos quanto aos clamores ao nosso redor e também aos cuidados, como já foram mencionados, para estarmos prontos aos gritos de socorro. Podemos muito e temos muito ainda.

Há um versículo escrito pelo apóstolo Paulo na sua carta aos Filipenses capítulo primeiro verso 21: “Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro.” Antes de conhecer as verdades da palavra de Deus, eu era uma pessoa amedrontada em relação à morte. Porém, entendi como diz a bíblia que Jesus é o meu viver, ou seja, se eu O tenho como meu Senhor e Salvador pessoal, morrer é estar com Ele por toda a eternidade. Contudo, este assunto ainda é difícil para aqueles que vão envelhecendo.

Queridos companheiros, apesar dos muitos desafios que temos à nossa frente prossigamos, os melhores anos da nossa vida ainda estão por vir.

Rita L. Fernandes nasceu numa pequena cidade do interior do estado de Goiás, a segunda de uma família de 7 filhos.
No Brasil, cursou Lêtras Vernáculas, pela Universidade Federal de Goiás-Goiânia; pós graduou-se em Planejamento Eduacional e exerceu sua profissão como educadora, diretora, coordenadora e professora em Línguas e Literaturas no ensino médio.
Teve uma experiência marcante com Jesus, que se tornou Seu Salvador pessoal e sua vida foi mudada. Então, a partir desse fato, começou uma caminhada no serviço ao Reino de Deus.
Trabalhou como voluntária de sua igreja na liderança de diversos setores, tais como: adolescentes, jovens, mulheres e atuou também como professora bíblica.
Ainda no Brasil, cooperou, por 12 anos, com uma casa de recuperação (MJL), para pessoas presas a todo tipo de vícios.
Em 1992, sentiu uma chamada de Deus para continuar seu trabalho ministérial, em Orlando-USA.
Desde então vem ajudando vidas, principalmente o seu povo brasileiro, na recuperação de casamentos, libertação de vícios em geral, aconselhamento pessoal e ajuda de toda natureza como pastora e presidente da igreja Bom Pastor de Orlando.
Por mais de 13 anos consecutivos, segundo a graça de Deus, tem sido presidente da Aliança de Ministros Evangélicos da cidade de Orlando e arredores.
Rita L. Fernandes dedica seus dias no apoio ao ser humano na tentativa de levá-lo a encontrar seu propósito em Deus, aqui e em vários lugares. Além de disso, vem desempenhando a função de conferencista internacional, pregando nos EUA e em algums países da Europa, África e Brasil.
No presente momento, Rita L. Fernandes é presidente-fundadora da Igreja Bom Pastor de Orlando, presidente da Aliança de Ministros Evangélicos e conferencista internacional.
E-mail: praritafernandes@hotmail.com