ART BASEL MIAMI BEACH

Nereide Santa Rosa

 A História da Arte deve ser contada passo a passo, em diferentes culturas e múltiplos espaços, através de diferentes sistemas de representação e linguagens. Os signos não-verbais de cada cultura em cada tempo podem modificar-se, mas há uma universalidade que permeia todos eles, seja o signo gestual, o sonoro , o linguístico, o imagético ou o corporal: se trata de uma forma de comunicação humana, a qual se transforma e se forma pelos valores culturais e estéticos de cada tempo, cujas rupturas e aquisições constroem o patrimônio natural e o construído. Conhecer Arte, nesse contexto, é propiciar a conscientização e a fruição sobre esse patrimônio. 

Desde o paleolítico até a contemporaneidade as artes visuais, cênicas e musicais estabelecem relações atemporais, mostrando influências que se relacionaram ao longo do tempo, fatos complementares, histórias 

curiosas, artistas mulheres, os artistas que quebraram barreiras, romperam técnicas e estabeleceram novas relações artísticas, porém, sem dúvida, fica claro que existiram muitos anônimos que não tiveram a oportunidade de se tornar famosos, mas contribuíram para o seu tempo. 


Divulgação Art Basel Miami Beach

Por muito tempo a Arte foi meio, não valorizada por si mesma, com um fim utilitário para seu grupo, num viés místico, ritualístico, xamanístico, com forte conotação social. Decorreu para a função naturalista cujo conteúdo da obra se tornou o principal referencial. E finalmente adquiriu um caráter formalista, quando o signo define o seu significado, à partir da experiência estética, que propicia o conhecimento. No ensino da Arte, busca-se o saber na estruturação dos códigos em múltiplas dimensões, seja os elementos da composição do produto, seja seu contexto histórico, político, social. 


Divulgação ART Basel Miami Beach 

Neste final de 2021, mais uma vez acontece a Art Basel Miami Beach uma feira de galerias de arte vinda de 35 países, inclusive do Brasil, com obras de mais de 4000 artistas no Centro de Convenções de Miami Beach. 

Trata-se de uma feira inspirada na Art Basel original, fundada em Basel, Suíça em 1970, sendo que a edição de Miami Beach é um evento anual que aocntece no início de dezembro desde 2002. A ideia de um trio de galeristas suíços, Ernst Beyeler, Trudi Bruckner e Balz Hilt, fez com se reunissem artistas que representavam, bem como colecionadores, curadores e críticos de todo o mundo para a primeira Art Basel na Suíça. Sua proposta foi um sucesso e mais de 16.000 pessoas compareceram à primeira feira. 


Divulgação ART Basel Miami Beach 

Miami foi selecionada como um destino irmão ideal com sua posição única entre a América do Norte e América do Sul. Com o passar dos anos, com a benção da Art Basel, Miami se tornou um destino de arte próspero o ano todo, com uma cena vibrante de galerias, museus de última geração e arte de rua de classe mundial. 

Uma terceira edição do Art Basel foi lançada em Hong Kong em 2012. A cidade fica simbolicamente no cruzamento da cultura oriental com a ocidental. Art Basel Cities é uma nova iniciativa lançada em setembro de 2018 em Buenos Aires, Argentina. A Art Basel Cities traz a feira de arte a uma cidade internacional diferente a cada ano. 

A Art Basel Miami Beach acontece entre 2 e 4 de dezembro, porem a arte em Miami pode ser apreciada em multiplos locais. 

Os principais museus de arte de Miami exibem suas exposições mais impressionantes do ano durante a Miami Art Week. Uma visita ao Pérez Art Museum Miami (PAMM) com vista para a Baía de Biscayne dentro de seu edifício histórico projetado pelos arquitetos vencedores do Prêmio Pritzker, Herzog e de Meuron, é obrigatória. 

Além disso, não deixe de visitar o Institute of Contemporary Art de Miami, Wolfsonian-FIU, o The Patricia e Phillip Frost Art Museum-FIU e o Lowe Art Museum da Universidade de Miami para exibições especiais durante o mês de dezembro. 

Miami também abriga algumas das coleções particulares de arte mais impressionantes do mundo. A cidade inteira se transforma em uma tela para instalações efêmeras e acontecimentos artísticos. Faça um passeio por South Beach, Midtown, Wynwood ou Downtown para apreciar as visitas. 

E para encerrar, pessoalmente, quero desejar aos meus leitores e à equipe do JornalBB meus votos de um Feliz Natal e Feliz 2022, com muita saúde e conquistas. 

About Jornal Brasileiras & Brasileiros