Arte e Literatura Dois artistas, dois escritores.

Nereide Santa Rosa

Literatura é Arte? Antes de respondermos, cabe discutir o que é Arte e suas múltiplas linguagens. A Arte é a representação de nossos significados, de nossos valores e de nossa cultura. Cada civilização produz, ou produziu ao longo do tempo, suas formas de representação que constituem sua Arte. As múltiplas mídias auxiliam o artista a construir sua Arte, seja com imagens, com formas tridimensionais, digitais, verbais, gestuais ou textuais. Nesse contexto, a literatura é a Arte de escrever, construir textos onde as palavras e as frases são os instrumentos de criação e o pensamento é representado pela mensagem escrita. Cabe ao leitor apreciar ou não o texto, tal como uma pintura, uma escultura, um filme ou uma peça de teatro.

Outra relação fundamental entre Arte e Literatura acontece no teatro e no cinema, nos dramas e nas comédias, cujos roteiros são criados e construídos a partir de obras literárias.

Arte e literatura caminham juntas e se integram em seus significados.

No Encontro Mundial de Literatura Brasileira do Focus Brasil NY, em 2020, será marcante essa relação com a presença de dois escritores e artistas visuais brasileiros que já se destacaram para a comunidade brasileira nos Estados Unidos.

Lucas Ksenhuk acaba de publicar seu livro “Uma história Real em traços Coloridos” onde conta sua trajetória pessoal e sendo autista, como a Arte foi seu caminho para encontrar reconhecimento e expressar visualmente seus sentimentos mais profundos. Lucas já realizou inúmeras exposições e participou das Parades, que são exposições de rua como a Egg Parade, Cow Parade, Elephant Parade, Football Parade e Vitruvian Parade.

Sua obra encanta pelo uso da cor e dos traços em múltiplas formas. Ele explica: “Nas telas reconheci no meu trabalho uma chance de ir mais longe e, logo, fiz minha primeira exposição com 30 quadros, todos vendidos em poucas horas”.

Ton Costa

Ton Costa é um artista nato com longa carreira profissional. Suas obras fazem parte de acervos nacionais, estendendo-se ao exterior; Europa, EUA e América do Sul. Participou de  aproximadamente 200 exposições, entre coletivas e individuais, com premiações em mais de 110 delas.

Recentemente publicou o livro “Visita Intimista à alma do artista”, cujo texto comenta, com sensibilidade, sua biografia desde os primeiros desenhos na infância até a conquista do público em Miami.

Ton participou da Art Brazil nos anos de 2015 e 2016 e com destaque, aconteceu seu vernissage em 2017. Um artista brasileiro reconhecido pela sua Arte que encanta pela abstração de sentimentos e emoções em suas cores.

 

 

Sonho Sonhado

poema de Ton Costa
Sonho para quem quer sonhar
Sonho sonhado
Sonho de criança que sonha com a alegria
Com o amor do sonho sonhado
Sonho da noite, sonho do dia, sonho da vida
À noite, o dia, passou e o sonho despertou para ser construído e realizado, pois foi sonhado.
De onde eles veem, do coração, da mente, da alma ou da cumplicidade deles
O aconchego, a aquietação é que eles veem
Coloridos como a infinidade de tons
Ou não, mas com o brilho das estrelas
Estão presentes para iluminar os caminhos a percorrer e a vencer
Sonhos para serem conquistados
Sonhos não para ficarem esquecidos pelo coração, mente e alma
Sonhos sonhados
Sonhos imaginados
Sonhos vividos
Sou o sonho do meu sonho
Sonho sonhado e realizado
Desejo de concretizar, dar vida a ele
Aquele sonho sonhado.
Poema retirado do livro
“Visita intimista à alma do artista”

 

Arte de Ton Costa