Artes para imaginar

Nereide Santa Rosa

Para a produção de uma obra de arte, seja visual, sonora ou corporal, o artista precisa definir a sua intenção ao produzir a obra e escolher uma técnica. Tudo depende da intenção do artista. Ele pode contar uma história, denunciar fatos, homenagear pessoas, mostrar como vive a sua comunidade, fazer algo que encante as pessoas ou fazer algo que surpreenda as pessoas.

Para atingir a sua intenção, o artista pode escolher um tema, ou não. Existem artistas que descobrem o tema só depois que terminam a obra, e existem artistas que não gostam de temas e não se preocupam com isso.

Depois que o artista define a sua intenção ao fazer a obra, ele escolhe a linguagem artística e a técnica que vai usar. Pintar, cantar, tocar, dançar, escrever poemas e textos literários, filmar, fotografar e muito mais, são formas de representação do pensamento do ser humano.

A Arte é a maneira como o ser humano expressa e representa seus sentimentos, suas ideias e sua visão de mundo, expõe os problemas e as conquistas da sua comunidade.

Como uma pessoa é diferente da outra, cada um tem um jeito próprio de expressar o que sente e pensa sobre o mundo em que vive. Por isso uma produção de arte é única. Pode ser uma pintura, um poema, um grafite, um passo de dança, a cena de um filme ou tudo isso junto. E esse conjunto de produções faz parte da cultura de um povo. As lembranças também são fatores importantes para o artista. A obra de Arte representa o que o artista observou e aprendeu durante sua vida. E as imagens feitas pelos artistas nos ajudam a entender as mudanças que ocorrem com o passar do tempo.

Tarsila do Amaral

Esta é a imagem da pintura A Gare da artista brasileira Tarsila do Amaral. Quando ela pintou esta obra, Tarsila estava interessada em representar temas urbanos. Esse período de sua vida ficou conhecido como Fase Pau Brasil, pois ela tinha a intenção de mostrar o modo de vida nas cidades brasileiras.

Ao apreciar esta imagem, qual é a figura que você olhou primeiro? O que você vê nesta imagem? Figuras de trem, chaminé, casas, trilhos de trem, fábrica, telhado, árvores, lustre, torre de ferro.

Heitor Villa-Lobos

O trem também foi tema para Heitor Villa-Lobos. A melodia “O trenzinho do caipira” é uma obra musical composta por ele. E tal como Tarsila do Amaral, buscou a inspiração nos trens para realizá-la. A sua intenção ao compô-la era resgatar as viagens de trem que realizou no início do século 20 para conhecer os costumes e a cultura brasileira, e relembrar as lembranças sonoras do seu tempo de criança.

Heitor Villa-Lobos nasceu no Rio de Janeiro em 1887 e faleceu em 1959. Foi um compositor brasileiro que compôs obras musicais para orquestra, cantores e conjuntos instrumentais. Suas composições são obras de arte inspiradas em temas da cultura popular brasileira.

E a Literatura também se relaciona com outras maneiras de se fazer Arte. Afinal a literatura é uma forma de arte que usa as palavras.

A música “O trenzinho caipira” foi composta por Heitor Villa-Lobos no ano de 1930 e faz parte de uma obra chamada Bachianas Brasileiras n.2 para ser tocada por orquestra. Anos mais tarde o poeta, escritor, crítico, biógrafo e ensaísta, Ferreira Gullar ou José Ribamar Ferreira que nasceu em São Luís no Maranhão. escreveu vários textos com estudos sobre Arte. Entre suas obras ele escreveu uma poesia para a melodia de Villa-Lobos. Se possível, pesquise e ouça a melodia “Trenzinho do Caipira”, cante a letra da poesia e imagine o trem de Tarsila do AmaraL saindo da estação da cidade e seguindo como diz estes versos da poesia:

“vai pela terra, vai pela serra, vai pelo mar. Correndo entre as estrelas a voar. No ar no ar”….

Trenzinho do caipira  autor Ferreira Gullar 

Lá vai o trem com o menino 

lá vai a vida a rodar 

lá vai ciranda e destino 

cidade noite a girar 

lá vai o trem sem destino 

pro dia novo encontrar 

correndo vai pela terra, vai pela serra, vai pelo mar 

cantando pela serra ao luar 

correndo entre as estrelas a voar no ar, no ar, no ar. 

(Link: http://www.vagalume.com.br/heitor-villa-lobos/trenzinho-caipira.html#ixzz2r9evOofG) .

About Jornal Brasileiras & Brasileiros