Capas Retrospectiva 1994-2004

Retrospectiva 1994 a 2004

Em plena final da Copa do Mundo de Futebol realizada nos Estados Unidos, em Julho de 1994, quando o Brasil se consagrou Tetracampeão, -após vencer a Itália nos pênaltis-, circulou a primeira Edição do Jornal Brasileiras & Brasileiros. Em formato “newsletter”, com 16 páginas, impresso em 1 cor, no processo offset, com 2.000 cópias, o produto foi distribuído, gratuitamente, por correio para residentes brasileiros de Orlando e região. Nascia assim, o primeiro “Jornal” em língua portuguesa a circular na Flórida Central.

Em maio de 1995, o Brasileiras & Brasileiros, aumentava de tamanho e passava a ser impresso com 3.000 cópias, no formato “tabloide”, sobre papel Jornal, no sistema de rotativa. A distribuição por correio passa a adotar a chancela de BULK-RATE, com endereços separados por Código Postal; e etiquetados manualmente.

Em julho de 1996, o B&B recebia, pela primeira vez, as 4 cores de escala em seu processo de impressão.

Em maio de 1997, o Brasileiras & Brasileiros passava a ter autorização do Aeroporto internacional de Orlando, para distribuição nas mãos dos brasileiros que desembarcam na cidade de vôos do Brasil.

Em julho de 1997, para atender o turista brasileiro que visitava Orlando, nascia o “Mapa Brasileirinho”, um impresso com Dicas, Informações e Mapas que orientavam o passageiro a se comportar e transitar na região com segurança. Em edições semestrais, 60,000 cópias foram distribuídas no Aeroporto de Orlando, lojas e estabelecimentos comerciais onde circulavam viajantes brasileiros.

Em 22 agosto de 1997, o Brasileiras & Brasileiros inaugurava sua página na Internet, que recebeu a assinatura de ArcherSBrasil.com.

Em dezembro de 1997, o Jornal B&B recebe o primeiro prêmio de reconhecimento, outorgado pela comunidade hispânica. Era o reconhecimento da importância do B&B como órgão informativo junto ao seu público étnico.

Em março de 1998, a equipe de reportagem do Jornal B&B faz a primeira de várias coberturas sobre Tempestades Tropicais tão comuns na Flórida. Esta abateu a região da Flórida Central, matando 41 pessoas em apenas uma madrugada de fevereiro.

Em julho de 1998, o B&B faz a primeira cobertura completa sobre a Copa do Mundo de Futebol, com a criação do Caderno Especial da Copa. No domingo, dia da grande final entre Brasil e França, a equipe de repórteres virou a noite para registrar a surpresa da derrota da Seleção Canarinho para os anfitriões. França 3 a 0 contra o Brasil.

A partir de agosto de 1998, o B&B inovava entre os veículos de comunicação em língua portuguesa nos Estados Unidos, passando a usar ilustrações originais em suas pautas de capa.

Entre o período de abril de 1999 a abril de 2001, o B&B recebe a chancela de “Periodical”, e passa a ser auditado pelo USPS (United States Postal Service). Mais uma ação pioneira do B&B como prestação de contas em sua circulação. Uma transparência oferecida aos seus anunciantes. Nesta época, o B&B também passa a adotar capas no estilo “jornal”, sempre destacando temas de Imigração, Comunidade, Brasil, Mundo e USA.

Em maio de 2001, nasce o Caderno “B”. Mais uma inovação do grupo B&B em lançar, separadamente os assuntos ligados às Artes, Shows, Celebridades e Eventos Sociais.

A partir de setembro de 2001, -após o ataque das torres gêmeas em Nova York-,  e o amadurecimento do produto, o B&B passa a discutir junto à comunidade pautas polêmicas como Clonagem, Racismo, Educação, Terrorismo, Guerra, Sexo, Relacionamento, Legalização, Traição, Carreira, Virgindade, Economia, Política, Eleições no Brasil e nos EUA, Saúde, Emprego, Liberdade, Segurança, Saudades do Brasil, entre outros.

Foram feitas diversas Enquetes junto ao público de brasileiros local buscando a voz das ruas sobre os assuntos e temas de interesse para a formação e educação da comunidade imigrante.

Até aqui, pudemos apenas resumir os assuntos e postar algumas capas que marcaram esta fase. A partir de setembro de 2004, quando todas as edições já estavam digitalizadas, você pode conferir na íntegra a cobertura histórica que o Brasileiras & Brasileiros, Jornal B&B vem registrando sobre a comunidade brasileira imigrante nos Estados Unidos.

Boa Leitura e muito Obrigado.

Eraldo Manes Junior – Publisher