PERFIL DOS LEITORES


O B&B conhece e se comunica com a uma audiência diversificada 


Conceito Editorial

A concepção editorial do B&B mostra sintonia com as expectativas do leitor brasileiro imigrante. Está dividido em quatro pilares principais: Comunidade, Imigração, Mundo e Variedades. Cada seção conta com sub-editorias: Comunidade mostra a força da presença brasileira em todo o território americano, com entrevistas, coberturas de eventos, aberturas de novos negócios e perfis de compatriotas que se destacam em diversas áreas. Variedades traz assuntos como Esporte, Literatura, Música, Cultura, Artes e Culinária. Imigração e Mundo reservam as principais novidades nas respectivas áreas de interesse. 

Com responsabilidade e cuidado na coleta e checagem de dados na produção dos textos, os jornalistas e colaboradores do B&B assinam um produto sério, muito respeitado entre os leitores. É importante mencionar que o B&B não se limita à pura exposição dos fatos. Mais do que isso, o jornal se preocupa em entreter e despertar o senso crítico do leitor, através de análises contextuais desenvolvidas pelos redatores tanto nos Estados Unidos como no Brasil. O B&B conta ainda com colaboradores fixos, especializados em diferentes áreas, mas sempre com formação voltada à comunicação social e/ou envolvimento em atividades comunitárias. Escrevem e comentam sobre assuntos de interesse e de relevância para a comunidade brasileira, tais como: Crítica, Opinião, Análise, Arte, Cinema, Saúde, Comportamento, Esporte, Evento Cultural, Marketing, entre outros temas atemporais.

Artigos também podem ser enviados para apreciação do Editor para possível publicação. 

Os interessados devem apresentar texto para análise até o dia 15 de cada mês para o email: info@jornalbb.com

DISTRIBUIÇÃO

O B&B é distribuído, por correio, para mais de 20.000 leitores, sem nenhum custo. São residências e escritórios em todos os EUA, sendo que 70% estão destinados a leitores em Orlando e região. A postagem é  auditada pelos Correios dos Estados Unidos (USPS-United States Postal Service com registro #018-834), e o jornal tem o compromisso de publicar, oficialmente, a cópia do “Statement of Ownership”, documento que comprova o número de jornais postados anualmente. 

O B&B é uma das únicas publicações que pagam pelo serviço “Address Correction Request” dos Correios Americano, sistema que comunica a administração do jornal sobre correções nos dados postais dos assinantes, gerando cancelamentos automáticos de assinatura para endereços que venham a se tornar inativos. 

Isso diminui a margem de erro da listagem do jornal para cerca de 2% ao ano, porcentagem ínfima em relação aos 20% registrados por publicações via correio que não pagam pelo serviço. O anunciante tem a vantagem de divulgar seus produtos e/ou serviços para uma listagem atualizada. 

ASSINATURA GRATUITA

O B&B oferece serviço permanente de assinatura gratuita nos EUA. Uma vez cadastrado, o leitor passa a receber, sem qualquer ônus, os exemplares mensais do jornal, no endereço desejado. Os cadastros podem ser efetuados por telefone, e-mail e online através de cupom de Assinatura GRÁTIS  disponível no endereço www.JornalBB.com

DIRETÓRIO NACIONAL

É fundamental destacar que o B&B é um dos veículos de comunicação de maior vida útil entre os leitores; ao contrário das publicações semanais e quinzenais -geralmente dispensadas após a leitura-. O fato de as reportagens e artigos no B&B serem produzidos numa linguagem de Revista, estende a vida útil do produto, que permanece o mês inteiro circulando e repercutindo entre os brasileiros nos EUA. O B&B assumiu a função de uma espécie de diretório, onde o leitor tem acesso às informações sobre a maioria das empresas brasileiras em atividade no mercado, as quais, via de regra, são parceiras comerciais do B&B.

ANUNCIANTES

O leitor tem a

cesso a um amplo banco de dados de empresas prestadoras de serviços como agentes de viagem, agentes imobiliários, seguradoras, advogados, contadores, cabeleireiros, médicos, dentistas, restaurantes, perfumarias, lojas de eletrônicos, roupas, utensílios domésticos, construtores, revenda de automóveis, barcos, motocicletas, imóveis e outros investimentos financeiros. 

PÚBLICO – Perfil, Gênero, Faixa Etária e Escolaridade

O jornal B&B é basicamente direcionado para brasileiros que imigraram para os Estados Unidos, e que procuram se manter atualizados sobre assuntos pertinentes às duas culturas. O interesse pelo jornal estende-se também a cidadãos americanos que, por motivos diversos, visam estreitar vínculos com a linguagem dos brasileiros. 

Empresários instalados no Brasil -de ambas as nacionalidades-, que efetuam negócios na América também representam significativa parcela do público leitor. Dos assinantes do jornal, 52% são homens com faixa etária predominante entre 18 e 55 anos. Quarenta e oito por cento são mulheres do mesmo perfil etário. Dez por cento das assinaturas estão em nome de empresas estabelecidas nos EUA. Entre as pessoas físicas, 34% têm nível superior de escolaridade; 44% têm nível secundário e cerca de 20% têm nível básico.

 

 

PROFISSÃO

Considerando as atividades desenvolvidas tanto no Brasil como nos Estados Unidos, 8,21% dos assinantes são professores, 4,78% comerciantes, 4,5% empresários, 3,3% vendedores, 3% advogados, 2,74% enfermeiros, 2,1% administradores e 2% dentistas. Missionários, corretores, agentes de viagem, analistas de sistemas, aposentados, jornalistas, médicos, veterinários, publicitários, donas-de-casa e estudantes respondem, juntos, por 35% do público que mantém assinatura do B&B. Entre os demais profissionais cadastrados estão aeroviários, arquitetos, artistas plásticos, biólogos, contadores, desenhistas, garçons, modelos, policiais, químicos entre outros. 

 

ORIGEM NO BRASIL

Entre os mais de 35.000 leitores do jornal Brasileiras & Brasileiros, 30% são do Estado de São Paulo, 19% do Rio de Janeiro, 11,7% de Minas Gerais, 6,5% do Paraná e 4,5% de Goiás. Os nordestinos também apreciam a publicação: 6% são assinantes nascidos em Pernambuco, 4% na Bahia, 2,1% no Ceará e cerca de 2% na Paraíba. Os demais Estados brasileiros, somados, respondem pelos outros 22,2% do total do público leitor.

 

 

REGIÃO NOS EUA Dos residentes que recebem o B&B em casa, 70% vivem na Flórida Central. Os outros 30%, espalham-se pelas demais regiões do País, da seguinte forma: Sudeste: 12%; Central: 6%; Pacífico: 7%; Nordeste: 6%. Há leitores do B&B em mais de 40 Estados, incluindo o Havaí.