CONNIE ROCHA

PROGRAMA MOSAICO:  ARTES DO BRASIL

Nereide Santa Rosa

Connie Rocha é a âncora do Programa Mosaico produzido pela Focus Brasil Foundation diretamente da Flórida, EUA; e transmitido pela sua plataforma digital atingindo centenas de espectadores ao redor do mundo. O programa Mosaico apresenta as novidades sobre Arte e Cultura brasileiras em várias cidades: realmente é um mosaico composto de arte visual, cinema, literatura, artes cênicas e muita música.

Conheça a história da jornalista brasileira Connie Rocha e seu mais recente sucesso como apresentadora do Mosaico e assistam todos os domingos.

Nereide S Rosa: Conte aos nossos leitores sobre o seu percurso profissional no Brasil e nos Estados Unidos.

Connie Rocha: Sou baiana, nascida em Salvador, me formei em Publicidade/Marketing e em Jornalismo no Rio de Janeiro. Vim para a Flórida, em fevereiro de 2000, para cursar uma pós-graduação em Broadcasting na Barry University, em Miami e nesse mesmo ano fui contratada para trabalhar como jornalista no Gazeta Brazilian News, jornal que ainda hoje assino a coluna semanal “Bastidores”. Alguns anos depois, tive a surpresa de reencontrar-me em Miami, com o jornalista Carlos Borges, que foi amigo e colega do meu pai no jornalismo e televisão, em Salvador, Desde então, passei a fazer parte das produções de TV e apresentação dos eventos Miss Brasil USA, Talento Brasil, Brazilian Press Awards e Focus Brasil, onde atualmente apresento o programa Mosaico. Durante esses 21 anos aqui nos EUA, passei por diferentes empresas de mídia, como editora da Acontece Magazine, produtora On-Air da HBO Latin America, AMC Latin America e Discovery Channel, onde trabalhei também em produções originais do Discovery Kids. Sou dubladora de séries, novelas, filmes e documentários em português e tenho uma agência/produtora em Miami (On Production) em parceria com o meu marido Emi Perez (que também é produtor e editor de TV) com produções de vídeo e comerciais para Globo Internacional, Rede Record, e canais hispânicos e americanos como NBC, Telemundo e Univision.

NSR: Quais os desafios de ser âncora do Mosaico, um programa que está alcançando excelente audiência a nível mundial?

CR: Mais que um desafio, o Mosaico é um programa que traz uma enorme alegria pra mim e para o Carlos, que assim como eu, é apaixonado por televisão e pela arte e cultura do Brasil. O Mosaico é a materialização de um projeto, que sempre esteve nas nossas conversas ao longo desses mais de 15 anos de amizade e parceria e agora, está sendo realizado na plataforma digital do Focus Brasil. Acho que o nosso maior desafio é, na verdade, escolher, entre tantos talentos brasileiros, os que serão destaques em cada edição. E eu me sinto completamente feliz no comando de um programa que tem revelado e divulgado, esses grandes talentos espalhados pelo mundo.

NSR: O Programa Mosaico do Focus Brasil divulga a arte e a cultura dos brasileiros ao redor do mundo. Como vocês selecionam as matérias?

CR: As matérias são selecionadas pelo editor do programa, Carlos Borges, com a colaboração de vários jornalistas que atuam diretamente no Focus, como Dóris Pinheiro, da Bahia, Antônio Albuquerque, de São Paulo, Claudia Nunes, da Itália, Mario Makuda, do Japão, e Andrea Vianna, do Sul da Flórida. Sempre procuramos cobrir o máximo das áreas de arte e cultura envolvendo os brasileiros de várias partes do mundo e para isso é fundamental a estrutura global do Focus.

NSR: Na sua opinião, qual é o papel da Arte seja visual, escrita, musical ou cênica no mundo atual?

CR: Acho que a arte, em qualquer uma das suas vertentes, tem o poder de levar alegria, conhecimento, reflexão, e até a cura. Principalmente num momento tão difícil como o que estamos vivendo, quando as pessoas estão muito mais sensíveis pela falta do contato físico, do abraço e, por toda ansiedade provocada pela pandemia. A arte acalenta os corações, faz bem para a alma, seja pela música, dança, pintura, teatro ou cinema. A arte tem o poder de transformar e espalhar amor, empatia, valores que estamos precisando muito no momento atual.

NSR: Mande uma mensagem aos nossos leitores.

CR: Quero agradecer a todas as pessoas que estão acompanhando o Mosaico todos os domingos, sempre com mensagens de incentivo e agradecimento a esse espaço tão importante que revela para o mundo, o talento de brasileiros nos quatro cantos do mundo. Que o Mosaico sirva de inspiração para muitos outros programas culturais e que o nosso programa seja um momento em que as pessoas sintam-se mais felizes e unidas pela Arte, mesmo que virtualmente.

Espero vocês, todos os domingos, no Mosaico, na plataforma digital do Focus Brasil!

About Jornal Brasileiras & Brasileiros