Cosmonautas russos realizam caminhada espacial de manutenção

Os cosmonautas russos Oleg Kononenko e Alexei Ovchinin realizam em maio uma caminhada espacial de pouco mais de seis horas de duração para efetuar trabalhos de manutenção no segmento russo da Estação Espacial Internacional (ISS).

Esta é a única caminhada espacial russa neste ano, segundo o planejamento da agência Roscosmos, que decidiu dedicá-la a Alexei Leonov, primeiro homem a “caminhar” no espaço.

Em 18 de março de 1965, Leonov foi o primeiro homem a “dar um passo rumo ao desconhecido e ficar frente a frente com o espaço ilimitado”, lembrou ontem a agência espacial russa em comunicado.

O cosmonauta, que completou 85 anos em maio, fez sua primeira caminhada a partir da nave espacial Voskhod-2. Com seu traje especial, Leonov ficou fora da nave durante 12 minutos e nove segundos, unido a ela por um cabo de 5,35 metros.

Durante a caminhada espacial de seis horas, Kononenko e Ovchinin efetuarão uma série de trabalhos para instalar equipamentos na superfície externa da ISS e recolherão amostras da superfície da plataforma orbital para avaliar possíveis danos em seu revestimento.

Para Kononenko esta é a quinta caminhada espacial, enquanto Ovchinin faz sua estreia na parte externa da ISS.

About Jornal Brasileiras & Brasileiros