Empreendedorismo versão 2020

Jean Marcel Chamon

Estamos vivenciando a reabertura do comércio em geral após o confinamento e isolamento, cabendo aos donos de negócios a reflexão em como proceder diante desse “novo normal”. As grandes corporações têm reinventado e redesenhado seu modelo de negócios e os pequenos empreendimentos devem buscar o mesmo caminho.

Infelizmente, temos observado na imprensa e nas redes sociais o encerramento em massa de muitas cadeias de lojas e restaurantes ou a redução drástica de redes, no chamado “downsizing”.

Redes que antes baseavam seus negócios na presença física, estão adaptando sua estratégia de vendas para atingir seu público de maneira diferente. O professor da Harvard University, Michael Porter, sempre afirmou em seus best-sellers, que uma empresa para obter vantagem competitiva sobre os demais concorrentes do mesmo segmento deve basear suas estratégias de diferenciação de produtos/serviços em custo, linhas de produtos diferenciadas ou no enfoque dado ao seu segmento de mercado. Atualmente, um ponto importante a se observar é o enfoque e a concentração de esforços em segmentos de mercado, visando a melhoria das atividades de valor.

A rede Starbucks por exemplo, está adaptando seu business que era baseado nas lojas físicas como uma opção aprazível para estudar, trabalhar, relaxar ou realizar pequenas reuniões. A rede anunciou novo formato de loja chamado “Starbucks Pick-up” focado no público que prefere pagar adiantado via aplicativo e retirar ou que preferem seu produto entregue no formato delivery. O ponto fundamental a se observar é que a empresa está radicalmente e rapidamente mudando sua estratégia de posicionamento e enfoque.

Se uma das maiores redes do mundo está mudando dessa forma, fica a mensagem para os pequenos empreendedores, de que devemos também mudar o quanto antes. Para tanto, sugiro as seguintes reflexões:

• Talvez seja o momento oportuno para retirar aquele projeto que estava parado por falta de tempo ou implementar aquelas mudanças que estavam esperando sua devida atenção.

• Analisar de que forma os clientes mudaram nos últimos anos e o que podemos aprender com isso.

• Levantar quais produtos e serviços poderia incluir no portfólio.

• Analisar o que a empresa pode fazer melhor para os seus clientes.

Após essas ponderações talvez seja o momento de trabalhar na formulação de novas estratégias e colocá-las em prática o quanto antes.

Os pequenos empreendedores que aqui são chamados Small Business Owners contam com grande apoio de diversos setores do governo e possuem um departamento exclusivo que é o SBA (Small Business Administration). Buscar as oportunidades de apoio disponíveis nesse momento é fundamental. Se você não sabe por onde começar, procure apoio de consultores especializados, entidades de fomento e aceleração de negócios, entidades de apoio ao pequeno empreendedor e câmaras de comércio. É o momento de vivermos positivamente esse “novo normal” e de trabalhar na formulação de novas estratégias e em sua prática para a viabilidade dos pequenos e grandes negócios.

JEAN MARCEL CHAMON
• MBA e especialista em Gestão Universitária com 19 anos de experiência na área da educação. • Sócio fundador da UNIFLUENT.
• Diretor da Central Florida Brazilian American Chamber of Commerce – CFBACC  • Conselheiro, Ex-presidente do Conselho e Ex-diretor executivo da Associação Nacional dos Centros Universitários ANACEU. • Ex-Diretor de Relações Institucionais e Conselheiro do Conselho Regional de Administração do DF – CRA/DF  • Autor e editor de publicações na área de gestão e políticas públicas da educação. Jeanchamon@gmail.com