Focus Brasil Foundation lança a AILB

A Focus Brasil Foundation anuncia a criação da Academia Internacional de Literatura Brasileira: AILB, fundada em 12 de setembro de 2020. Trata-se de uma entidade de caráter cultural, sem finalidade lucrativa, cujos objetivos são:

• Estimular e promover a literatura brasileira, cultura, as ciências sociais e as artes do Brasil no exterior;

• Contribuir para a preservação da memória de escritores brasileiros;

• Apoiar iniciativas e eventos literários, socioculturais desenvolvidos pela Focus Brasil Foundation na formulação e implementação de políticas culturais de interesse da comunidade brasileira no exterior;

• Colaborar com estudos e pesquisas, programas e projetos sobre a memória e a história cultural da Literatura Brasileira no exterior;

• Fomentar a cooperação e o intercâmbio entre academias e entidades congêneres.

A Academia Internacional de Literatura Brasileira conta com 10 membros honorários que foram determinados pelo Voto Popular no FOCUS BRASIL NEW YORK/Encontro Mundial de Literatura Brasileira. Foram 120 nomes listados em duas categorias, Ficção e Não-ficção, gerando 6 vencedores, 3 em cada categoria com um surpreendente total de 25.333 votos enviados este ano pelo público em geral para selecionar os Destaques Literários da ACADEMIA INTERNACIONAL DE LITERATURA BRASILEIRA

Esses seis vencedores se juntaram aos 4 previamente selecionados pela direção do evento, e formam o grupo de dez premiados na edição 2020, além do que, serão incluídos na Galeria de Honra da Academia Internacional de Literatura Brasileira.

Esta galeria já inclui os três premiados na edição de 2019: Sylvio de Abreu (dramaturgo e Diretor de Teledramaturgia da Globo), Domício Coutinho (criador da Biblioteca Machado de Assis, em NY) e Else R. P. Vieira (pesquisadora da Quenn University of London).

Confiram os vencedores da edição 2020:

Atualmente a Academia Internacional de Literatura Brasileira já conta com mais de 150 membros inscritos. A Academia é constituída por autores brasileiros, de todo e qualquer tipo de produção literária, que serão inseridos no espaço virtual da Academia.

Os membros são aceitos mediante inscrição no site oficial da Academia e, posteriormente, são solicitados a enviar uma foto pessoal e fotos de capas dos seus livros já publicados. Esses itens são mandatórios para legitimar a inclusão na Academia.

A oficialização dos integrantes aprovados ocorre no site oficial. Cada escritor escreve um texto com até 100 palavras sobre o seu próprio trabalho, num formato de minibiografia que estará disponível na página digital da Academia.

Os membros terão acesso prioritário aos eventos produzidos e promovidos pela Academia. Também poderão votar na escolha dos vencedores do Destaque Literário da Academia Internacional de Literatura Brasileira, dentro do evento Focus Brasil.

A Direção Geral da AILB é dividida pelos fundadores: Carlos Borges (CEO do Focus Brasil Foundation) e Nereide Santa Rosa (CEO da Underline Publishing) e Coordenadora do Focus Brasil NY – Encontro Mundial de Literatura Brasileira

Os integrantes da Academia – respeitando os valores éticos da entidade – podem utilizar o logo oficial que será fornecido exclusivamente pela própria Academia aos seus membros. Podem votar e serem votados anualmente nos Destaques Literários da AILB e participarem dos eventos da Academia em condição prioritária.

Se você é escritor brasileiro, publicou seu livro participou de antologias, você pode se inscrever gratuitamente na Academia Internacional de Literatura Brasileira acessando este endereço: http://focusbrasil.org/academia-internacional-de-literatura-brasileira/

Kleiton & Kledir (Músicos/Escritores)
João Paulo Guerra Barrera (Escritor infantil)
Luís Eduardo Salvatore (Escritor e Fotógrafo)
Joyce Cavalccante (Escritora
Clara Arreguy (Escritora)
Fernanda do Valle 
(Escritora/Fotógrafa)
Chris Hermann (Escritora)
Geraldo Peçanha de Almeida (Escritor)
Heloísa Schurmann (Escritora/Ativista)
Márcia Kambeba 

About Jornal Brasileiras & Brasileiros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *