GENTILEZA ATRAI… GENTILEZA!

Eliana Barbosa

Você já se deu conta do quanto fica satisfeito quando alguém é gentil com você e como isso lhe causa uma sensação de que é importante e tem valor? 

Aí eu lhe pergunto: Se é tão bom pra você ser bem tratado, por que você deixa passar tantas oportunidades de ser gentil com os outros? 

Veja aqui, então, 8 dicas para que a gentileza faça parte do seu dia-a-dia: 

  • Se você quer ser apreciado e respeitado, você precisa dar o exemplo. Muita gente passa a vida sozinha porque acha que para oferecer alguma coisa – afeto, respeito, dinheiro, amizade, etc… –  é preciso receber primeiro. Grande engano! 
  • Procure ter pensamentos e sentimentos de gratidão, que são excelentes ferramentas para suavizar suas expressões e deixá-lo mais aberto ao sorriso, que é o que mais cativa os outros. 
  • Fique de olho nas oportunidades sinceras de elogiar as pessoas ao seu redor, criando em torno de vocês um clima amistoso e agradável. 
  • No trânsito, pare de cobrar gentileza dos outros, sendo você mesmo o modelo de cordialidade e paciência. 
  • Nas filas – de banco, supermercado, postos de saúde, onde for -, ao invés de ficar com cara feia e reclamando de tudo, procure motivos para uma conversa amena; comente, por exemplo, sobre o quanto é bom ter ar condicionado naquele ambiente, como é confortável poder aguardar o atendimento sentado, algo que faça com que as pessoas à sua volta se sintam melhor. 
  • Se for visitar alguém em um hospital, nada de negatividades e nem comente como a pessoa emagreceu ou está pálida.  Entenda que aquela pessoa que está passando por provações e medo precisa de otimismo, de fé e força e, então, seja um  mensageiro de esperança.   
  • Por onde andar seja cordial com as pessoas – abra um sorriso e movimente a cabeça em um cumprimento. Já pensou quantas energias benfazejas irão retornar pra você? 
  • E, no final do seu dia, faça uma autoavaliação: Hoje, como ficaram as pessoas  depois de conversar comigo – mais alegres e otimistas, ou rancorosas e preocupadas? Essa resposta vai lhe dizer se você é uma pessoa comprometida com o bem, e se for, certamente já está atraindo para sua vida indivíduos que, como você, são dedicados a fazer deste mundo um lugar melhor para se viver!  

Pense nisso com carinho!

(Eliana Barbosa é psicoterapeuta, life coach, autora de vários livros no campo do autodesenvolvimento e palestrante motivacional – https://linktr.ee/elianabarbosapsicoterapeuta )

About Jornal Brasileiras & Brasileiros