Gestão do Tempo

Jean Chamon

Muitas vezes buscamos atender várias demandas de forma simultânea, demandas essas do ponto de vista familiar, religioso, profissional e social. Hoje temos que nos fazer presentes não somente no mundo físico, mas também no ambiente virtual tornando o gerenciamento do tempo ainda mais problemático. Confesso que sou saudosista do período em que no máximo o ambiente virtual era composto por e-mails e sistemas gerenciais e empresariais. Como todos sabemos, temos hoje enorme disponibilidade de informação, mas a chave é como transformar tudo isso em conhecimento. Gerenciar o nosso uso das 24 horas do dia é também gestão do conhecimento.

Nessa pandemia a gestão do tempo ainda está mais difícil. Tentamos resolver tudo que ficou parado nos últimos 12 meses e colocar a cabeça no lugar depois de um ano atípico. Me incluo nesse grupo que se encontra com dificuldades de gerenciar as rotinas e atividades diárias. Inclusive nos últimos 2 meses não enviei meu artigo mensal ao nosso editor por má gestão do meu tempo. Existe sempre a pressão da entrega com eficiência e, principalmente, pessoas que são multitarefas tem grande dificuldade de gerenciar suas 24 horas.

De toda maneira, devemos ver o tempo como um recurso igualitário. Citando um artigo que li outro dia o tempo é um grande nivelador, sendo o único recurso que é distribuído a todos de forma igualitária (Ligonier Ministries, acessado 2020). Eu creio que o grande diferencial é a forma como utilizamos o tempo.

Citando o podcast de um grande amigo Pastor da Igreja A Casa, Célio Martins,   “devemos sempre pensar o que mais consome nosso tempo diariamente. Devemos Focar nosso tempo naquilo que fazemos melhor”. 

Dessa forma, gostaria de deixar pequenos lembretes que podem tornas nossas rotinas e atividades diárias melhor gerenciadas e contribuir para sermos mais felizes.

 Aproveite melhor as primeiras horas do dia que normalmente são livres de distrações e interrupções. 

 Redirecione seu foco. Por exemplo defina quais eventos e atividades são realmente importantes para você participar. É impossível participar de tudo com total absorção de conhecimento.

 Busque realizar mais atividades com menor esforço. Tem uma expressão em inglês que define de forma perfeita essa questão “Think smarter not harder”.

 Defina suas prioridades. As vezes um simples cronograma pode nos ajudar em nossa organização semanal.

  Não podemos controlar tudo. Foque naquilo que você faz melhor e em contribuir para as pessoas mais próximas.

  Aproveite momentos de ações mecânicas como por exemplo, quando está dirigindo para escutar um audiobook e aprender algo novo. Você absorverá conhecimento e utilizará melhor seu tempo.

 Por último e não menos importante, descanse, medite e ore para encontrar o foco necessário em busca dos seus objetivos. Lembre-se que até o Pai descansou após a criação. O descanso existe para reativarmos nossa criatividade e produzirmos melhor.

Finalizando, evite palavras e crenças limitantes do tipo “estou sempre ocupado”, “não tenho tempo para nada”. Busque deixar o seu legado pessoal, como diria o apostolo Paulo. Viva o presente para aproveitar melhor o tempo que temos. Fiquem com Deus! Positividade sempre!

About Jornal Brasileiras & Brasileiros