Graças ao meu trabalho, me facilita visitar o Brasil várias vezes ao ano.

Danielle Nascimento Edri

Não tenho a menor dúvida que meus pais terem deixado o Brasil para começar uma nova vida, nos Estados Unidos, foi a melhor decisão para toda a nossa família.

Comparado a meus pais, tive mais dificuldade de adaptação por causa da escola. O meu maior obstáculo foi chegar com 12 anos de idade, sem falar inglês; principalmente, porque a 30 anos atrás tinham poucos brasileiros vivendo em Orlando. Na minha escola, só conheci uma menina que falava o Português. Os primeiros 6 meses foram terríveis, porque sou muito tímida.

Com o tempo, aprendemos a lidar com a saudade. No início, a comunicação com os familiares no Brasil era feita através de cartas. A ligação telefônica era caríssima. Hoje em dia, tudo mudou e com a tecnologia tudo ficou mais fácil. Converso com os meus avós frequentemente via Facetime. Graças ao meu trabalho, em companhia aérea, por 20 anos, me facilita visitar o Brasil várias vezes ao ano.

Ariela, Danielle, Ethan e Sharon

Na minha opinião, existem muitas diferenças culturais entre os dois países. É difícil afirmar qual cultura é melhor, porque amo as duas; e, em ambas, existem seus pros e seus contras. Respeito o jeito de ser, mais reservado, dos americanos, que aos olhos dos brasileiros pode parecer muito frios.

Desde 1990, quando passei a residir em Orlando, tenho sido muito feliz e nunca pensei em sair daqui. Gosto de viajar e conheço vários países do mundo, o que me possibilita o conhecimento de comparar lugares e outras culturas. Jamais pensei na possibilidade de voltar a viver no Brasil. Não me acostumaria com a burocracia, com a falta de segurança e com a corrupção ao extremo.

Danielle Nascimento Edri nasceu em São Paulo, Capital, em 1978. Chegou aos EUA, com os pais, em 1990, com 11 anos de idade.
Estudou no Westridge Middle School, Cypress Creek High School e no Valencia Community College.
Há 20 anos, trabalha na Virgin Atlantic Airways, como Gerente de Cargas.
É casada com o israelense/ americano, Sharon Edri, com quem tem 2 filhos: Ariela, 14 anos e Ethan, 12 anos.