Hope & Justice Foundation no Dia Mundial Contra o Tráfico Humano

Anna Alves-Lazaro

A cada ano, em 30 de julho, ocorre uma mobilização mundial para conscientização, prevenção e combate ao tráfico humano. O tráfico de pessoas é um fenômeno global que está intimamente ligado às violações dos direitos humanos, migração, violência, aspectos culturais e falta de informação.

Este ano é o vigésimo primeiro aniversário da Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional e seu histórico Protocolo para Prevenir, Reprimir e Punir o Tráfico de Pessoas, especialmente Mulheres e Crianças, a Convenção de Palermo. 

As recentes estatísticas apontam que existem mais de 40.3 milhões de vítimas do tráfico humano no mundo. Homens, mulheres, adolescentes e crianças são alvos de traficantes em seus próprios países e no exterior. Todos os países do mundo são afetados pelo tráfico de pessoas, seja como país de origem, trânsito ou destino das vítimas. 

Quase todas as nações lutam para impedir efetivamente esse crime, devido à natureza da indústria do tráfico humano, muitas pessoas traficadas estão desavisadas com pouca educação e envergonhadas com medo de reportar às autoridades. Em muitos lugares, a polícia está mal equipada ou às vezes envolvida no processo, por falta de recursos, corrupção ou simplesmente ignorando o problema por questões “mais importantes” e imediatas. 

Una-se a Hope & Justice Foundation para promover a conscientização e o combate ao tráfico de pessoas. 

A Hope & Justice Foundation é uma organização civil, não governamental, sem fins lucrativos, localizada na cidade de Orlando, Flórida e que tem como principal objetivo lutar contra o tráfico humano e advogar pelos direitos fundamentais dos sobreviventes desse crime hediondo. Entende portanto, que a sociedade civil organizada com os seus cidadãos de bem unidos, podem e devem mobilizar todos os recursos necessários para enfrentar e por um fim ao tráfico de pessoas. A Hope & Justice Foundation fornece assistência direta às vítimas, acolhendo-as, tratando-as e proporcionando  a estas um recomeço para uma vida digna e feliz. 

Aqueles que foram explorados por traficantes de seres humanos têm necessidades variadas e requerem diferentes tipos de assistência para garantir sua recuperação social, física e psicológica. Mas a necessidade comum de todas as pessoas traficadas é serem reconhecidas como vítimas de um crime, e não tratadas como criminosas, mesmo quando podem ter sido forçadas a cometer crimes. A Hope & Justice Foundation enfatiza uma abordagem centrada na vítima que se alinha com o paradigma “3P” de “Prevenção”, “Processo” e “Proteção”, formulada sob o Protocolo sobre Tráfico de Pessoas. Esse paradigma serve como estrutura fundamental, e muito usada por governos e organizações não governamentais em todo o mundo para combater o tráfico humano. 

No dia 30 de julho de 2021, a Hope & Justice Foundation estará mobilizando seus voluntários, colaboradores, apoiadores e parceiros para esse importante evento de conscientização e apoio às vítimas do tráfico de pessoas em sua Sede na Central Flórida. Um evento de suma importância para a comunidade em Orlando e adjacências. Devemos quebrar este ciclo desumano de discriminação e injustiças se queremos um dia eliminar o tráfico de pessoas. Una-se a nós nessa luta. Você pode escolher não se importar, mas não poderá dizer que não sabia. 

www.hopeandjusticefoundation.org – contact@hopeandjusticefoundation.org – @hopeandjusticefoundation.org

Devemos quebrar este ciclo desumano de discriminação e injustiças se queremos um dia eliminar o tráfico de pessoas. 

Una-se a nós nessa luta. 

About Jornal Brasileiras & Brasileiros