Imigrante e a atitude empreendedora em todo lugar

Jean Chamon

No artigo da edição anterior falamos sobre a importância do planejamento pessoal e como adotar conceitos de negócios ao cotidiano. Continuando com a temática, apresento o conceito de empreendedor que é aquele que busca soluções, resolve problemas e gera valor. O empreendedor tem como características autoconfiança, otimismo, persistência e criatividade sendo adaptável e disposto a correr riscos.

No geral vejo o imigrante como um destemido empreendedor em busca de realizações, soluções, aprendizado e ação.  O imigrante para iniciar uma nova vida em outro país, sai da zona de conforto da língua, cultura e atividade profissional requerendo muita coragem e sobretudo perfil empreendedor.

O perfil empreendedor enfoca a mentalidade de pertencimento compartilhando ideias e soluções de problemas. O empreendedor coloca ideias em prática e supera desafios, enxergando as mudanças e possíveis oportunidades. Como imigrantes esse perfil faz parte do nosso cotidiano.

Tanto o imigrante como o empreendedor clássico compartilham o anseio e a busca pelo controle e criação do seu destino.  A atitude empreendedora pode ser exercida em casa, no trabalho, ou sendo um agente transformador da comunidade.

Compartilho do sentimento que podemos e devemos ser autores de nossas trajetórias sendo fundamental, conhecimento, pesquisa, autoconhecimento e equilíbrio.

Tratando dos últimos movimentos de brasileiros que optaram por viver suas vidas em solo estrangeiro, podemos analisar e verificar que muitos deles abriram mão do status quo para se reinventarem na nova pátria. Muitos largaram suas profissões, carreiras, negócios e estabilidade para ousarem e construírem algo novo. Esse é o perfil básico do espírito empreendedor, resiliente, proativo, solucionador, rompendo barreiras e em busca de sucesso sempre.

Para tanto, como em todo empreendimento, traçar um plano é fundamental. Nos negócios é sempre necessário a construção de um Business Plan – Plano de Negócios, e na vida do imigrante é importante traçar um plano de vida antes de iniciar os primeiros passos. No mundo dos negócios identificamos o público alvo, traçamos diretrizes e metas e na vida pessoal podemos resumidamente visualizar onde queremos chegar e traçar as alternativas, os meios e desenvolver as ações necessárias para o alcance dos objetivos.

Cientes de nossas forças e habilidades, e praticando a mentalidade empreendedora diariamente alcançaremos os destinos que projetamos em nosso plano de vida. Desenvolver a visão a longo prazo, antecipação de cenários e enxergar possíveis caminhos a ser trilhados são partes essenciais da jornada.

Compartilho do sentimento que podemos e devemos ser autores de nossas trajetórias sendo fundamental, conhecimento, pesquisa, autoconhecimento e equilíbrio. Para a vida diária é primordial a observação de talentos e paixões, com disciplina para aproveitarmos as oportunidades apresentadas com entusiasmo e perseverança.

JEAN MARCEL CHAMON
• MBA e especialista em Gestão Universitária com 19 anos de experiência na área da educação. • Sócio fundador da UNIFLUENT.
• Diretor da Central Florida Brazilian American Chamber of Commerce – CFBACC  • Conselheiro, Ex-presidente do Conselho e Ex-diretor executivo da Associação Nacional dos Centros Universitários ANACEU. • Ex-Diretor de Relações Institucionais e Conselheiro do Conselho Regional de Administração do DF – CRA/DF  • Autor e editor de publicações na área de gestão e políticas públicas da educação. Jeanchamon@gmail.com