“Inicialmente, foi um susto”

Kalina Cysneiros

Por algum tempo a tristeza predominou, lembra Kalina Barros Cysneiros, mãe do Lucas e da Melissa e enfermeira de currículo admirável. Entre os cargos, o de membro da Sociedade Brasileira de Enfermagem e Endoscopia. 

Apesar de todo entrosamento profissional com a área da saúde, quando recebeu o diagnóstico do filho Lucas, desabou: “inicialmente, foi um susto – ela lembra – um diagnóstico inesperado que me  desestruturou emocionalmente. Tive ajuda de familiares, amigos, terapeutas, igreja… e percebi que a tristeza me tirava a crença no futuro”.

Superado o impacto da fase inicial, Kalina foi em busca de todos os recursos para investir no desenvolvimento do filho, “preocupada com o tempo terapêutico, ou seja, quanto mais precoce as intervenções, mais chances de um futuro promissor” – ensina a enfermeira. 

Poder contar com o marido Paulo nessa jornada também foi fundamental. “Ele foi meu porto seguro. Sua confiança e fé de que tudo ficaria bem, foi o que me motivou a sair do quadro de tristeza que me abateu”.

Kalina acredita que é um suporte e tanto quando o casal pode compartilhar as dores e receios.

“A vida não é linear, nem o casamento. 

Questões emocionais e de saúde ocorrem em todas as famílias, quer com filhos especiais ou não. E esse entendimento, esse acolhimento, esse suporte oferecido um ao outro, fortalece ainda mais o casal, especialmente quando se tem  desafios extras a serem vividos. 

Nós encontramos na empatia, no diálogo, na oração e no lazer, toda fonte para fazer nosso amor continuar florescendo. Somos eternos namorados!”.

Gostaria de fazer um agradecimento especial à Adriana Matos.  Essa pessoa generosa e de coração grande, que continuamente traz luz pra tantas famílias, e nos mostra possibilidades que nos enche de esperança. Somos privilegiados por ela fazer parte  de nossas vidas.

________________________________________________

Kalina Barros Cysneiros é mãe realizada do Lucas (no espectro autista) e da  Melissa. Esposa apaixonada do Paulo!  Graduada em enfermagem com Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade de Pernambuco. Apaixonada pela natureza e por um estilo de vida mais simples.

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade de Pernambuco (1996); Especialista em Programa de Saúde da Família pela FACISA-PB (2005); Mestre (M.Sc) em Ciências da saúde pela Universidade de Pernambuco (2011). 

Foi gerente de enfermagem do serviço de endoscopia do Hospital da Restauração- Recife/ PE, por 12 anos. Membro da Sociedade Brasileira de Enfermagem em Endoscopia e foi presidente do Capítulo Pernambuco da Sociedade Brasileira de Enfermagem em Endoscopia Gastrointestinal-SOBEEG. 

Tem interesse por pesquisas nas áreas de processamento de acessórios e aparelhos de endoscopia, estruturação de serviço de endoscopia digestiva, biotecnologia, doenças inflamatórias intestinais, biologia molecular, doenças infectocontagiosas, Arboviroses, metodologia e execução da pesquisa. 

Foi Docente do Grupo CEFAPP- Curso de Pós graduação em Enfermagem – desde 2007-2018. Foi coordenadora do programa de residência em enfermagem do Hospital da Restauração/SES (2011-2015); Membro do comitê de ética e pesquisa do Hospital da Restauração/SES.

About Jornal Brasileiras & Brasileiros