Investimentos pessoais e aposentadoria

Jean Chamon

Estamos na contagem regressiva para o término de mais um ano, sendo o segundo ano de muitas mudanças e aprendizados na vida de todos nós. Nos projetos de final de ano sempre preparamos a tradicional lista de objetivos para o ano seguinte! Como forma de pensarmos um pouco mais adiante gostaria de trazer um tema que focará em um horizonte mais distante. Nesse mês trataremos da temática dos investimentos e de como se preparar para a aposentadoria.

Atualmente, os planos de aposentadoria e previdência públicos se encontram cada vez mais escassos em um cenário em que a expectativa de vida do ser humano aumenta de forma constante, os investimentos e finanças pessoais nunca estiveram tão em voga como forma de proporcionar aposentadoria e ganhos passivos para os investidores.

De forma geral, as pessoas possuem diferentes perfis, necessidades e objetivos quando se trata de investimentos. Alguns perfis investem para o pagamento de despesas e investimentos futuros como uma casa ou universidade ou até na tão almejada aposentadoria. Entretanto, todos eles devem mensurar um horizonte e a forma como atravessar esse período independente de qual o objetivo escolhido.

Antes que se possa trabalhar as questões envolvidas nos investimentos a longo prazo é fundamental preparar suas finanças atuais tendo em vista efetuar levantamento do quanto é possível poupar mensalmente. Manter as finanças pessoais em ordem também é algo primordial antes de se pensar em investimentos futuros. O primeiro passo na preparação de um portfólio de investimentos, deve ser focar em um compreensivo processo de planejamento financeiro analisando de que forma e como alcançar os objetivos traçados.

De forma clara a estratégia de investimento é a forma de pensamento que formatará como você selecionara seu portfólio de investimentos. As melhores estratégias devem auxiliá-lo a atender seus objetivos de médio e longo prazo e ampliar seu patrimônio e riqueza mantendo o nível de risco escolhido.

Certamente a estratégia escolhida influenciará os tipos de investimentos, sua abordagem e postura na compra e venda desses ativos financeiros no futuro. 

Especialistas na área delimitam perguntas diretas de forma a definir perfis e tipos de abordagem como por exemplo:

  • Quais são os seus objetivos?
  • Em quantos anos você pretende se aposentar?
  • Como você se sente em relação a correr riscos?
  • Você tem alguma noção da quantidade em valor que você pretende investir no mercado de ações, títulos ou outros investimentos alternativos?

Alguns pontos chave são importantes para a definição das estratégias:

  • A melhor definição de estratégias de investimento é aquela que aumenta o potencial de ganho nos investimentos com a menor exposição a risco possível.
  • A estratégia vai variar de acordo com os objetivos, prazos, aceitação a riscos e a forma em que o investidor quer estar envolvido na gestão desses investimentos.
  • Muitos investidores combinam diversos tipos de estratégia para personalizar seus investimentos em busca do atendimento das suas necessidades em cada situação. 

Outra questão a se observar é a educação financeira como peça-chave para qualquer investimento e preparação de aposentadoria. A definição de aposentadoria e perfis se dá de forma equilibrada em busca de uma perenidade nos investimentos e geração de renda passiva futura. O norte-americano habitualmente investe no mercado de ações de forma constante em diversos tipos de formatos de corretagem disponíveis no mercado. Para qualquer ação é fundamental buscar um professional certificado em investimentos e finanças que poderá orientá-lo na jornada em maximizar seus investimentos e gerar renda e riqueza. Nos vemos em 2021! Saúde e paz para todos! Positividade sempre! Forte abraço!

Para saber mais acesse:

Benson, A., Lam-Balfour, T., (2021). Investment Strategies for New Investors (online). https://www.nerdwallet.com/article/investing/investment-strategies 

Rapacon, S., Schmidt, J., (2021). 7 Tips for Long-Term Investing (online). https://www.forbes.com/advisor/investing/tips-for-long-term-investing/

About Jornal Brasileiras & Brasileiros