Mindset Vencedor: “I Can, I Will”

Jean Chamon

Nosso texto mensal vai tratar de um ponto primordial para darmos equilíbrio em nossas vidas. Trataremos de forma breve o tão chamado Mindset que de forma simples e direta é a forma como encaramos, agimos e pensamos em nossas situações diárias e cotidianas. O Mindset nos conduz de forma padronizada diante de desafios positivos e negativos. A contribuição desse mês é baseada em material didático da Must University que desde já agradeço e cito como fonte utilizada.

Em muitas situações de nossas vidas nos sentimos em um beco sem saída e nos colocamos em um modelo mental ou Mindset em que enxergamos a vida sob uma única perspectiva. Ou seja, nossos pensamentos estão fixos naquela situação então não conseguimos encontrar as soluções. Vejo que nesse último ano de pandemia muitos de nós, às vezes, nos observamos em situações semelhantes focados nos problemas e nas angústias.

Segundo a autora Carol S. Dweck podemos observar em situações de desafio dois tipos de postura e forma de pensar. Uma forma encarando situações desafiadoras de forma desestimulante e de forma oposta podemos enxergar a situação difícil como uma oportunidade de aprendizado.

Dedicação, esforço e possibilidade de mudança fazem nossa forma de pensar ir muito além da simples aceitação de que o jogo já está pré-determinado. Como nos esportes, nossa vida ainda está em pleno desenvolvimento e o resultado depende da forma como vamos nos conduzir diante de momentos complicados.

Basicamente temos duas formas de nos colocarmos diante de situações desafiadoras:

• Mindset Fixo

• Acreditar que nossas competências, intelecto e habilidades são imutáveis.

• Se colocar de forma passiva e aceitar as condições impostas. Evitar sair da zona de conforto.

• Achar que mudança e aprendizado não geram desenvolvimento e crescimento pessoal.

• Enxergar o esforço como algo desagradável e observar o sucesso dos outros como mera sorte ou algum dom inato.

• Mindset de Crescimento

• Acreditar que podemos desenvolver novas habilidades mediante esforço e dedicação.

• Mesmo em situações desafiadoras encarar os desafios com otimismo e esforço.

• Observar pontos negativos e positivos das situações e enxergar dificuldades como oportunidades de crescimento.

• Estar em constante aprendizado em todas as situações.

Esse tema é longo o bastante para darmos continuidade nos próximos meses falando sobre fé inabalável, crenças limitantes e tantos outros assuntos que desenvolvem nosso autoconhecimento. 

Para finalizar quero deixar a mensagem que sempre podemos aprender em qualquer situação se mantivermos nosso Mindset vencedor que será determinante para o alcance do resultado positivo.

“Como imigrantes que somos, creio que se forçarmos cada situação como oportunidade de aprendizado, sairemos ao final da jornada muito mais fortes e preparados do que se nos posicionarmos de forma negativa e estagnada, visualizando apenas os problemas. Modificando nosso pensamento, tão logo construiremos novos hábitos que resultarão em ações impactantes para os resultados que queremos alcançar.”