Mulher: uma identidade criada por Deus

Fernanda Portigliatti

Nesse mês internacional da mulher, me sinto privilegiada em poder expressar experiências vividas não apenas no transcorrer dos 21 anos na América, mas também como mulher, filha, esposa, mãe, sogra, avó e empresária.

Como imigrantes, amamos esse país, nos sentimos acolhidos e tivemos o privilégio de tornarmos cidadãos americanos.

Sempre foi um sonho, principalmente de meu esposo fixar residência aqui, já que anos atrás a nossa vinda, já tinha relação de negócios em Atlanta e Miami.

Quanto a nossa decisão em vir e fixarmos residência em Orlando, foi uma escolha pensando na criação dos filhos, aos 10 e 11 anos, nessa última fase da infância, poderem viver de forma saudável em meio à natureza com liberdade e segurança.

Assim passaram suas adolescências muito tranquilos desfrutando de tudo que Orlando oferece de bom para quem decide explorar essa cidade maravilhosa.

Você que está lendo, sabe dos desafios que nós imigrantes enfrentamos ao mudarmos para outro país, e conosco não foi diferente. Mesmo deixando nossos entes queridos e valorizando esse relacionamento familiar, não abrimos mão dos nossos sonhos e metas. O mais importante como imigrantes é conhecer as leis do país, respeitar e assimilar a cultura, adaptando-se o mais rápido ao novo.

Posso dizer que como imigrante brasileira nessa nação nunca tive qualquer preconceito, as portas sempre estiveram abertas para os negócios e para os relacionamentos.

Desde 1999 meu esposo (Tony) Anthony Portigliatti, assumiu o Florida Theologico Seminary e logo se transformou em Florida Christian University, como presidente dessa instituição, e onde tenho dedicado meu trabalho desde 2001 como Vice-Presidente.

Podendo ver muitos frutos ao redor do mundo e testemunhos que somente nos faz crer que estamos no lugar certo.

Em conjunto desenvolvemos o Lakehurst Building, o Excellente Assisted Living facility, bem como outras propriedades em desenvolvimento na região de The Villages e MetroWest.

Penso que a mulher em sua essência tem uma capacidade extraordinária de conciliar muitos afazeres ao mesmo tempo, atendendo todas as suas funções e responsabilidades, na família, sociedade e meio empresarial.  Na sua rotina ela vai passando e resolvendo várias coisas ao seu alcance.

Como criação de Deus, ela foi criada para ser a auxiliadora do esposo e andar junto, dar a educação aos filhos e cuidar das coisas pertinentes ao lar, servir o Senhor de todo coração e alma, ser fiel e honrar seu marido, amar os filhos e ensinar nos caminhos do Senhor, servir os outros com amor e compaixão, investir com sabedoria, entre outras coisas. Para um conhecimento maior recomendo ler Provérbios 31.

Esse princípio bíblico é válido nos dias de hoje, porque as leis de Deus não são mutáveis e permanecem para sempre. Como uma pessoa de fé que sou acredito nesses princípios como uma verdade que funciona perfeitamente na constituição familiar criada por Deus.

A mulher recebeu a dádiva de Deus em gerar filhos e através desses frutos poder ver uma história geracional. São muitos os valores atribuídos a nós mulheres, força, resiliência, paciência, determinação, ousadia, diligência, inteligência, doçura, delicadeza, sensibilidade, amor

maternal. Nem todas possuem todos os atributos, dependendo da personalidade de cada mulher, de sua cultura e criação, mas dentro de cada mulher, uma coisa é certa; existe a essência de Deus, que levada ao temor e busca, podem levá-las a lugares inimagináveis e uma vida de honra e prosperidade.

Podemos enfrentar nossos desafios, porque a vida nos apresenta em diversas circunstâncias, assim como se apresentou a mim. Fui acometida de um câncer, passei por todo tratamento de radioterapia e quimioterapia, e diversas cirurgias e depois de cinco anos nesse processo, descubro uma metástase. Volto ao tratamento de químico e rádio e tudo o que isso implica, mas sempre otimista, sem vitimização, fazendo o que fosse necessário fazer, continuando a minha rotina normal familiar e profissional em meio a todos os desafios.

Nesses momentos difíceis, onde a luta é pela vida, tudo fica em segundo plano.

Mas apesar de toda adversidade, posso dizer que vivo o milagre a cada dia, e em todo esse tempo tive experiências tremendas com Deus. O apoio da minha família sempre foi e tem sido singular, os amigos se unem para apoiar, motivar e orar por mim, o que tem me sensibilizado tremendamente pelo carinho recebido.

A minha força vem do Senhor em quem confio e deposito minha esperança e Ele nunca me abandonou e nem falhou. É o meu socorro presente na hora da angústia.

As experiências boas e ruins passam e fazem parte da nossa história de vida, restando aprendizados e descobrindo muitas vezes a força extraordinária que temos, quando ter força é a nossa única opção e capacidade de superação.

A mulher moderna pode trabalhar, ser livre, mas nunca esquecer que deve estar cumprindo com o bem-estar de sua família, para a prosperidade em todas as áreas no seu lar. Ela é a coluna que dá sustentação, potencializando, cooperando e agregando valor com suas competências.

Nós somos responsáveis por nossas escolhas e elas determinarão o nosso futuro. Hoje vemos que os valores familiares estão mudados, e por esse detrimento as disfunções acontecem de forma lamentável no núcleo da família.

Sou casada com o Tony  há 35 anos e temos três filhos; a Brunna filha do coração, o Stefano e o Bruno, no qual Deus nos agraciou de maneira tremenda na nossa relação familiar. A Brunna desde os seus 15 anos decidiu morar em Nova Zelândia para estudar e pela paixão que desenvolveu por aquele lugar. Acabou ficando e focando na área imobiliária, onde se casou e nos deu 4 netos lindos. O Stefano e o Bruno são graduados em Law School. O Stefano tem desenvolvido sua carrera de forma brilhante com vários reconhecimentos e Bruno decidiu desenvolver projetos familiares na área de empreendimentos imobiliários como o Assisted Living Facility e outros. Também é Presidente da Florida Christian University, desenvolve projetos humanitários aqui e no Brasil através da New Beguinnings e concorre para Deputado Estadual na Flórida nas eleições de 2020. Podemos contemplar hoje o desenvolvimento deles, suas conquistas e desfrutarmos de uma convivência maravilhosa com nossas noras Brittany e Stephanie, nosso genro Lyan e netos, Bella, Luan, Jaia, Enzo e Luca.

Muitos motivos de gratidão em meu coração, como filha, por ter uma mãe que é um exemplo para mim, como esposa, por ser amada e respeitada, como mãe, por ver os frutos de muita dedicação e amor. Como sogra por receber de Deus duas filhas abençoadas e lindas, como avó, por amar sem limites.

A mulher vem alcançando seu lugar de respeito na sociedade, mas vemos que ainda em vários países ela é um ser inferior, um objeto de uso e abuso numa sociedade machista ainda existente nos dias de hoje, mas a transformação já está acontecendo de forma muito rápida.

Sou grata por ter nascido mulher, realizada na minha história de vida, por saber da minha missão, por ser valorizada e amada pela minha família, e respeitada pela sociedade por tantos amigos que cruzam nossa jornada para acrescentarem ainda mais no nosso dia a dia.

A todas nós mulheres, Deus nos abençoe e nos dê sabedoria para enfrentarmos nossa missão e cumprirmos o propósito pelo qual fomos chamadas e sentirmos realizadas cada dia mais.