Novo Normal

Após a pandemia do Covid-19 “NADA” irá mudar. Esta é a opinião do filósofo, educador e escritor Luiz Felipe Pondé. Um niilista convicto, Pondé afirma não ter esperança no ser humano. De acordo com o filósofo, historicamente, outras pandemias e guerras caíram no esquecimento da população em pouco tempo. Na minha opinião, a globalização e a internet provocarão significativas mudanças no “Novo Nornal”.

A quarentena promoveu a discussão sobre saúde, comportamento, educação, ciências, política, globalização, cultura e artes em geral. A tecnologia amenizou a dor do isolamento. Aproximou novos relacionamentos. Empresas aprovaram o trabalho a distância. Consultas médicas foram realizadas online. Milhares de cursos estão disponíveis para quem quer aprender. A internet encurta distâncias. Isso traz uma reflexão sobre gastos de viagens de negócios. A utilização de grandes espaços comerciais, exigindo investimento de mobiliário, equipamento e locomoção dará lugar ao trabalho a distância. O comércio online e o serviço de entrega a domicílio, mostraram-se eficientes e deverão mexer na estrutura das grandes lojas de departamentos. O cidadão percebeu que é possível viver com menos e com melhor qualidade de vida. Isso irá provocar uma diminuição no consumo em gastos supérfluos.  

“O essencial basta”. “O simples é complexo”. “A satisfação vale mais do que a aparência”. Enfim, o espaço é muito curto para me aprofundar em mais detalhes.

Então, confira a opinião dos nossos convidados deste mês, que escrevem sobre o que pensam do “Novo Normal” após a pandemia. Boa Leitura.

About Jornal Brasileiras & Brasileiros