O alto custo não é fácil

Luis Sombra

Na verdade, quando chegamos na América a 4 anos atrás já programamos a troca da América pela Europa. Sabíamos que quando nossos filhos acabassem a High School teríamos o grande problema do alto custo das Universidades Americanas. Até por ser um imigrante, meu filho apesar de ser atleta em destaque em mais de um esporte na High School, o custo da sua Universidade passaria dos U$50,000 por ano. Na Europa, o custo de uma Universidade do mesmo nível não passa de U$1.100 por ano. A saudade não pesou nessa decisão, pois tínhamos parentes nos visitando o ano todo e os novos amigos supriram a saudade do Brasil.

Outra coisa que pesou bastante foi a saúde. Nos primeiros anos, usamos o plano de saúde anual porém com o tempo a seguradora de saúde não cumpriu os pagamentos ao Hospital utilizado alegando que seguro viagem não pode ser usado por um morador; isso nos custou U$13.000, somente por 5 horas em um hospital. Então, leve isso em consideração e siga este alerta se você pretende morar nos Estados Unidos.

Outros custos altíssimos são os seguro de carro, 3 vezes mais caro que na Europa. O IPTU (PROPERTY TAX) imposto residencial -que depende do valor da casa- chega a custar mais de U$5.000 por ano; e, por fim, o seguro do imóvel próprio que também é muito caro.

Deixamos investimentos e muitos amigos na América e também amamos o clima da Flórida. Logo que cheguei em Orlando formei a rede social Fácil com Sombra, que hoje somados passam de 600.000 seguidores, onde passo muitas dicas sobre Orlando e aconselho passeios pela Flórida. Então, voltamos pelo menos 3 vezes por ano para matar saudade e saber das novidades. Para finalizar, realmente o custo de vida na América é quase o dobro da Europa e isso com o câmbio atual faz muita diferença.

Meu conselho é: jamais vá para a América sem documentos legais e, se tem adolescentes, vá preparado para a dificuldade pós High School.

Luis Gustavo Sombra, 52 anos, economista, criador das redes sociais “Fácil com Sombra” participou da mídia de imprensa das Redes Disney e Sea World por 2 anos. Morou na Flórida por 4 anos até 2019. email: orlandofacilcomsombra@gmail.com