O escritor Laurentino Gomes é homenageado no Focus Brasil NY 2021

Nereide Santa Rosa

A Fundação Focus Brasil tem como missão a celebração da Cultura e da Imagem Positiva do Brasil e dos Brasileiros no Exterior. Todas as atividades e premiações desenvolvidas pela Fundação Focus Brasil estão irredutivelmente comprometidas com a diversidade cultural, étnica e social. O foco é ser uma plataforma dinâmica de promoção do Brasil e dos brasileiros no mundo, através da Arte, Cultura, Educação, Negócios, Empreendedorismo e Responsabilidade Social.

O Focus Brasil NY é uma realização da Fundação Focus Brasil voltada exclusivamente para a Literatura Brasileira com o objetivo de estimular e promover a literatura brasileira, cultura, as ciências sociais e as artes do Brasil no exterior, contribuir para a preservação da memória de escritores brasileiros, apoiar iniciativas e eventos literários, socioculturais desenvolvidos pela Focus Brasil Foundation na formulação e implementação de políticas culturais de interesse da comunidade brasileira no exterior e desde 2019 conta com a parceria com o Consulado-Geral do Brasil em Nova York. Reiteramos a importância dessa parceria com o Consulado-Geral do Brasil em Nova York, o qual seu apoio foi e é fundamental para o sucesso do evento, como reconhecimento pela produção literária no Brasil e no exterior. Agradecemos especialmente à Sra Embaixadora Maria Nazareth Farano Azevedo pela sua presença na abertura do evento

O 1o Encontro de Literatura Brasileira do Focus Brasil NY em 2019 aconteceu de forma presencial na sede do Consulado-Geral Do Brasil, em Nova York e teve a participação de 80 escritores brasileiros residentes apenas nos Estados Unidos que se apresentaram em 10 painéis, feira de livros, além da inauguração da biblioteca Guimarães Rosa na sede do Consulado com livros doados pelos participantes. Devido ao sucesso alcançado, o evento em 2020 se tornou mundial e o 2o Encontro Mundial de Literatura Brasileira que já estava planejado em conjunto com o Consulado, aconteceu de maneira virtual e teve a participação de 120 escritores brasileiros residentes em vários países, painéis, depoimentos, book fair virtual, premiações.

Nesse sentido, neste mês de setembro aconteceu o 3º Encontro Mundial de Literatura Brasileira, ainda de forma virtual, com a participação de 160 escritores brasileiros de 15 países, entre os dias 16 a 22 de setembro através da Plataforma digital Focus Brasil, com 10 painéis de discussão sobre vários aspectos da Literatura Brasileira e 85 participantes individuais membros da Academia Internacional de Literatura Brasileira, com sede em New York, a qual, atualmente conta com 580 membros, todos escritores brasileiros residentes ou não no Brasil. A Academia Internacional de Literatura Brasileira – AILB, fundada em 12 de setembro de 2020, é uma entidade de caráter cultural, sem finalidade lucrativa, criada pela Focus Brasil Foundation.

Todos os 22 segmentos do Focus Brasil NY 2021 foram transmitidos ao vivo pela Plataforma Digital da Focus Brasil Foundation, no Facebook e no canal Focus Brasil do You Tube.

E o grande homenageado com o Prêmio Outstanding Achievement Award dos Destaques Literários 2021 é o escritor Laurentino Gomes, que se tornou famoso como escritor graças à sua autoria do best-seller “1808 – Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil”, livro que narra a chegada da corte portuguesa ao Brasil. Em 7 de setembro de 2010, faz na Bolsa Oficial de Café, na cidade de Santos, o lançamento nacional da obra 1822. Data que marca também o aniversário de 88 anos do edifício da Bolsa. Ao fim de março de 2012, a Globo Livros anunciou a assinatura de contrato para o lançamento do próximo livro de Laurentino 1889, livro que chegou ao mercado no segundo semestre de 2013. A tiragem inicial foi de 200 mil exemplares. Sobre a obra, Laurentino diz:

“’No terceiro e último volume da série, explicou porque o país permaneceu como a única monarquia das Américas, por mais de 67 anos e mostrar como foi a Proclamação da República, em 1889. Em maio de 2015, anunciou uma nova trilogia sobre a escravidão no Brasil. O primeiro dos três livros foi lançado em 2019, sob o título Escravidão. Em 2008, o livro 1808 recebeu o prêmio de melhor ensaio da Academia Brasileira de Letras e da 53ª edição do Prêmio Jabuti de Literatura na categoria de livro-reportagem e de “livro do ano” da categoria de não-ficção. Em 2008, a Revista Época elegeu Laurentino uma das 100 pessoas mais influentes do ano, pelo mérito de conseguir vender mais de meio milhão de exemplares de livro de História do Brasil. Sete vezes ganhador do Prêmio Jabuti de Literatura, um dos mais importantes do Brasil, Laurentino Gomes é autor dos livros 1808, 1822, 1889 e “Escravidão”, obras que venderam até agora mais de três milhões de exemplares e foram editadas no Brasil, em Portugal, nos Estados Unidos e na China. Seu primeiro livro também foi eleito o Melhor Ensaio de 2008 pela Academia Brasileira de Letras. 

Formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná, com pós-graduação pela Universidade de São Paulo, é membro titular da Academia Paranaense de Letras. Além de Laurentino Gomes, o Focus Brasil NY apresenta nove escritores vencedores do Awards da Academia Internacional de Literatura Brasileira em 2021 e o lançamento do 2o Catálogo Internacional de Escritores Brasileiros publicado pela Academia Internacional de Literatura Brasileira com o apoio da Underline Publishing.