O Reinventar do Imigrante

Fotos: Claudio Castanhola

Trocar de País não é uma tarefa fácil, no primeiro instante você se sente feliz, empolgada com o lugar e a nova vida, mas logo começam a cair as fichas, os questionamentos, as saudades e a vontade de ser abraçada, acolhida por este lugar no qual você escolheu para chamar de seu, o seu novo lar.

Quando cheguei nos EUA, logo descobri que estava grávida do meu segundo filho, fiquei um pouco assustada. Não me sentia em casa, não tinha amigos, aqueles lugares que eu gostava de frequentar eram bem diferentes e até mesmo o meu sobrenome tinha mudado, era chamada pelo sobrenome do meu marido, achei tudo muito esquisito, mas aos poucos fui me sentindo mais em casa.

Logo voltei a exercer a minha profissão, a criar a minha rotina e tudo foi se encaixando. Entendi que precisava me reinventar dentro da minha própria profissão, entender qual era o meu público e o que as pessoas gostariam de assistir, claro sem perder a minha essência e verdade.

Me envolvi, me joguei de cabeça e me tornei sim uma imigrante. Entendi e aprendi que nós Brasileiros somos uma potência, mas que as vezes é preciso sairmos da nossa zona de conforto para nos reinventarmos e realizarmos todos os nossos sonhos.

Ser imigrante é ter a oportunidade de se conhecer, experimentar sensações, sentimentos e alegrias de uma vida que nem sempre é fácil, mas gratificante por todas as oportunidades que ela nos trás.

Fernanda define sua vida como uma verdadeira maratona feliz, de forma leve e como todo imigrante com muita garra.

 

Fernanda Pontes é de Niterói, atriz, apresentadora e mãe da Malu de 8 anos e do Matheus de 5. Formada em Jornalismo e Artes Cênicas. Há seis anos trocou o Brasil por Orlando e hoje podemos dizer que construiu uma linda história de sucesso nos EUA.

No Brasil, Fernanda comandou durante alguns anos  a TV Globinho, atuou em novelas como Gabriela, As Cariocas e Flor do Caribe, da Globo Internacional. Apresentou dois Programas no canal Multishow até chegar aos EUA como apresentadora da Globo Internacional.

Durante 5 anos comandou não só o Planeta Brasil, na Globo Internacional, mas fez a diferença na vida de muitos imigrantes Brasileiros. Conquistando não só o público, mas  as autoridades Brasileiras e Americanas, sendo nomeada porta voz dos Brasileiros nos EUA, recebendo do Governo da Flórida um dia seu na cidade, onde 3 de julho se comemora oficialmente o Fernanda Pontes Day.

Ao longo desses cinco anos a Apresentadora fez uma Peça em Orlando ao lado do ator Thiago Martins, comandou um programa de rádio e fez uma super participação em Malhação gravada em território americano.

No ano de 2018 Fernanda também foi nomeada Embaixadora da Lingua Portuguesa como Língua de Herança, um cargo de muita responsabilidade onde Fernanda realiza palestra em todos os EUA divulgando, incentivando e buscando elevar ainda mais esta causa tão nobre para propagação da nossa cultura Brasileira.

Há um ano, Fernanda lançou a Fundação IFYOU Foundation, onde seu compromisso será gerar oportunidades e motivar aqueles que almejam um futuro ainda melhor, ampliando e validando ações sociais e ONGS que já existem aqui nos Estados Unidos, além de uma ação Global, onde prestaremos todos os serviços comunitários àqueles que necessitam. A IFYOU vem para somar ainda mais, abraçando diversas causas em prol de ONGS que fazem a diferença na vida dos Brasileiros e Americanos nos EUA.

About Jornal Brasileiras & Brasileiros