Toma mudança deve começar em você

Eliana Barbosa

Muito se fala sobre a importância de estarmos sempre abertos às naturais mudanças da vida, entretanto, quando chega a hora de testar a nossa flexibilidade emocional diante dos desafios que nos aparecem, muitos de nós nos sentimos acuados, amedrontados e inseguros. 

E você: Como se comporta diante das mudanças: Como alguém que espera os outros ou o mundo mudar para você ser feliz, ou você assume a autoria da sua história e encara as mudanças necessárias, com coragem e determinação? 

Há muitas pessoas que, em busca de seu crescimento pessoal e profissional, procuram leituras, conversas e programas inspiradores que podem funcionar para elas como um “toque de despertar”, levando-as a realmente acordar para a vida. Elas entendem que são as únicas pessoas capazes de mudarem as suas vidas, e, com isso, começam um processo de mudança interior, combatendo os pensamentos limitantes, corrigindo comportamentos destrutivos, transformando medos em coragem e revolta em gratidão.  

Entretanto, outras há que ainda acreditam que precisam do reconhecimento e da mudança externos para se sentirem completas e felizes. E passam uma vida inteira esperando… – pelo elogio dos outros, pelo parceiro perfeito, pelo pedido de desculpas de quem os ofendeu, esperando em vão… Tais pessoas não percebem que o mundo só vai reconhecer seus talentos quando elas mesmas reconhecerem o quanto são especiais para o mundo. 

Por isso, pare de tentar mudar os outros! Por favor, pare de esperar que os outros mudem para você se realizar! Você está perdendo o seu precioso tempo, porque ninguém é capaz de mudar ninguém, a não ser a si mesmo!

E se você está aí, empenhado em mudar a si próprio, para prosperar e vencer,  parabéns! E vá com calma, não se apresse. Faça a sua parte e saiba que grandes transformações não acontecem da noite para o dia. Elas são lentas e muitas vezes imperceptíveis para aqueles que nos cercam. Mas, com a sua persistência, chegará o dia em que os tão esperados resultados virão à tona. Alguns dirão que foi sorte; mas você saberá que a sua sorte foi, nada mais nada menos, do que muitas oportunidades que encontraram uma mente preparada para vencer. 

Use em sua vida o exemplo do bambu chinês, arbusto que depois de ter sua semente plantada, tem todo o seu crescimento subterrâneo, por longos quatro anos. Só então, no quinto ano de vida,  é que o bambu chinês cresce, até atingir 24 metros. E depois, devido à sua flexibilidade, não se deixa abater diante das tempestades – tomba, mas não quebra! Belo exemplo para todos nós!  

Guarde bem: O grande segredo da plenitude de viver é você entender que nada na sua vida vai mudar se você não mudar primeiro! Arrisque-se a mudar, dê o primeiro passo, e, como disse o grande pacifista Mahatma Gandhi (1869-1948), “Seja você o exemplo de mudança que deseja ver no mundo.” 

About Jornal Brasileiras & Brasileiros